Em Os Doces Especiais de Anna Olson, a chef Anna Olson preparou receitas para várias ocasiões especiais: aniversários (para crianças e adultos), sobremesas de casamentos, noites românticas e jantares de festa. Por isso, se tens algo para comemorar, a Anna Olson tem a sobremesa para ti!
Q&A Anna Olson
Os Doces de Anna Olson, Os Doces Especiais de Anna Olson, Fresh with Anna Olson, Sugar, parece que tens soluções de pastelaria para todas as ocasiões?
Passei os últimos 25 anos a cozinhar e a fazer pastelaria em restaurantes, a criar os meus próprios doces e agora a desenvolver e a escrever receitas para fazer em casa. O mais recente processo de criar receitas deu-me a oportunidade de identificar quais os erros que podem acontecer facilmente (e eu fiz MUITOS) e aprender porque acontecem e assim evitá-los ou corrigi-los. O conhecimento que eu partilho é baseado em experiências reais e no meu desejo de tornar a pastelaria mais fácil de entender e mais divertida, de forma que as pessoas possam usufruir do tempo que passam na cozinha.
Para além dos teus dotes culinários, colocas muito interesse no processo antes da cozinha e dás uma especial atenção aos produtores locais. Qual é a razão?
Cozinhar com ingredientes que são locais e da estação é a forma mais fácil de tornar os teus pratos o mais saborosos possível e igualmente mais nutritivos. Celebrar os produtores locais ao comprar os seus produtos significa que estamos os estamos a apoiar economicamente para que possam subsistir para a próxima geração. Utilizar ingredientes locais é a forma de celebrar a nossa identidade culinária onde quer que estejamos no mundo.
Nasceste nos Estados Unidos, mas a maior parte da tua vida tem sido passada no Canadá, um país que não identificamos logo como uma pátria com tradições gastronómicas. Mas o teu papel é também o de revelar e desvendar a gastronomia dos locais mais inesperados…
É verdade que o Canadá não tem uma personalidade culinária que pareça diferente dos Estados Unidos (não é possível irmos a restaurante canadiano em Paris, Londres ou Lisboa) mas o a cozinha canadiana é um pouco diferente da americana sobretudo porque o nosso clima é mais frio (não podemos cultivar limões e a nossa estação de cultivo é mais curta, pelo que temos que nos apoiar nas importações no Inverno) e temos ingredientes que para nós são comuns, como o salmão ou o xarope de ácer (maple syrup). Simultaneamente, somos um país jovem e assimilamos o nosso multiculturalismo e as comidas que dele fazem parte.
És uma das caras do Casa e Cozinha aqui em Portugal. Qual é a importância de nos dirigirmos à audiência e dizer que cozinhar pode ser divertido… e descomplexo?
Sinto-me honrada e humilde por poder chegar ao público em Portugal através do Casa e Cozinha! Penso que é muito importante partilhar o meu amor pela cozinha e pela pastelaria e partilhar o conhecimento que adquiri ao longo dos anos. A alegria na cozinha e na pastelaria não tem que ser apenas o resultado final em algo delicioso. Espero que os interessados em cozinhar em casa e fazer pastelaria em casa possam usufruir do tempo que despendem na cozinha e possam depois sentir a alegria e a realização na partilha do que criaram com família e amigos.