Arroz de Marisco e Sapateira – Cozinhamos Contigo

Arroz de Marisco e Sapateira – Cozinhamos Contigo

Para este delicioso arroz de marisco e sapateira da chef Lúcia Ribeiro vais precisar de:

– 500 gr de camarões

– 1 sapateira

– 1 kg de amêijoas brancas

– 350 gr de arroz agulha

– 1 cebola

– 2 alhos

– 1 malagueta

– 2 tomates

– 1 pimento vermelho

– 250 ml de vinho branco

– 3 colheres de tomate triturado

– Azeite

– Coentros

-Sal

MODO DE PREPARAÇÃO

  1. Para esta receita vais utilizar uma sapateira previamente cozida numa panela com água e sal. Dependendo do tamanho poderá demorar entre 10-12 minutos.
  2. Começa por picar a cebola, os alhos, o pimento vermelho e o tomate. Numa panela coloca um pouco de azeite e começa a refogar metade dos vegetais. O resto reserva para rechear a sapateira.
  3. Quando os vegetais começarem a estar tenros, tempera com sal e adiciona o vinho branco para evaporar o álcool. Adiciona o tomate triturado e mistura bem.
  4. De seguida, adiciona as amêijoas, as amêijoas brancas e um punhado de coentros. Junta também o arroz e mistura bem. Tapa durante 3 minutos para que o marisco comece a abrir e depois cobre bem com água, uma vez que deve ficar com caldo. Coze durante 15 minutos.
  5. Entretanto vai limpando toda a carne da sapateira, retirando-a da carapaça da sapateira e reserva-a numa taça. Separa as patas e com a ajuda de uma faca parte-as para que depois seja mais fácil retirar a carne. Como a sapateira está cozida reserva-a até que o arroz esteja quase pronto.
  6. Com a ajuda de um garfo desfaz a carne da sapateira que tinhas reservado na taça. Adiciona o tomate, o pimento a cebola que tinhas cortado anteriormente. Mistura bem e adiciona os coentros picados finamente. Tempera de sal e enche a carapaça da sapateira. Reserva até servir.
  7. Quando faltarem 5 minutos para o arroz estar pronto, verifica o sal e retifica caso seja necessário. Adiciona a malagueta picada em rodelas, os camarões e as patas da sapateira. Adiciona um pouco mais de coentros picados e cozinha por mais 5 minutos. Passado esse tempo está pronto a servir.
  8. Serve o arroz de marisco acompanhado da carapaça da sapateira recheada.