Receitas

Baclava de pistácio e noz – Os Doces de Anna Olson

Esta receita faz o estilo de baclavas que são redondas e enrugadas, fazendo uma adorável sobremesa individual.

Faz 15 baclavas individuais

Tempo de preparação: 35 minutos

Tempo no forno: 30 minutos

 

INGREDIENTES:

Frutos secos

½ chávena – 60 g nozes aos bocados

½ chávena – 60 g pistácios sem casca

1 colheres de sopa – 6 g açúcar granulado

½ colher de chá – 1,5 g canela em pó

¼ colher de chá – 0,75 g cravinho em pó

 

Montagem

¾ chávena – 175 g manteiga sem sal, derretida

1 pacote – 450 g (16 folhas) massa filo, descongelada

 

Xarope

1 chávena – 200 g açúcar granulado

½ chávena – 150 g mel

½ chávena – 125 m água

1 limão, cortado ao meio

½ colher de chá – 1,5 g canela em pó

½ colher de chá – 1,5 g cravinho em pó

 

PREPARAÇÃO:

  1. Para os frutos secos, triturar as nozes e os pistácios com o açúcar, a canela e o cravinho num robô de cozinha até estar picado de forma uniforme(mas não finamente). Reservar.
  2. Para montar, aquecer o forno a 180 ºC e pincelar um tabuleiro de 23 x 33 cm com uma parte da manteiga derretida. Cortar todas as folhas de massa filo ao meio e empilhar uma metade em cima da outra – cobrir a pilha com um bocado de película aderente com um pano de cozinha húmido (isto impedirá que seque). Dispor uma folha de massa filo e pincelá-la levemente com manteiga. Cobri-la com uma segunda folha de massa filo e pincelá-la levemente com manteiga. Utilizando uma colher de pau com o cabo comprido ou um bocado de madeira, pôr o cabo da colher ao longo da extremidade mais curta da massa e enrolar a massa à volta da colher (mas não de forma demasiado apertada). Empurrar a massa filo pela colher e retirá-la, ao mesmo tempo que “amarrota” a massa. Dar-lhe a forma de um pequeno círculo e pô-la no tabuleiro untado com manteiga, repetindo com a massa restante (15 baclavas cabem bem na forma – poderá ficar com algumas folhas de massa filo de sobra, mas também pode servir de “treino”. Pincelar os topos das baclavas com a manteiga restante.
  3. Pôr uma colherada generosa do recheio de frutos secos no centro de cada círculo de baclava e pressionar o máximo que se consiga. Levar as baclavas ao forno durante cerca de 30 minutos, até ficarem douradas. Enquanto as baclavas estão no forno, preparar o xarope.
  4. Para o xarope, levar o açúcar, o mel, a água, o limão (espremer o sumo de limão para o tacho e pôr lá as metades de limão), a canela e o cravinho a ferver numa molheira de tamanho médio em lume médio. Deixar ferver durante 5 minutos, mexendo para garantir que o açúcar dissolveu e depois reservar, mas reaquecer antes de se usar (retirando as metades de limão).
  5. Acabadas de sair do forno, deitar o xarope por cima das baclavas, usando um pincel para preencher qualquer abertura. Deixar as baclavas arrefecer até à temperatura ambiente numa grelha antes de desfrutar delas.

 

As baclavas podem ser guardadas num recipiente hermético até quatro dias.

 

advanced divider

Partilhar:

Últimas Receitas: