Barras de Nanaimo- Os Doces de Anna Olson

Barras de Nanaimo- Os Doces de Anna Olson

A Barra de Nanaimo original foi criada por Joyce Hardcastle em 1985, tendo criado a receita vencedora num concurso apresentado pelo presidente da câmara de Nanaimo, na Colúmbia Britânica. Entretanto, tornou-se um verdadeiro alimento básico canadiano. 

Rende: 1 forma quadrada de 8 polegadas (20 cm)

Doses: 18

Tempo de preparação: 20 minutos

Tempo de cozedura: 10 minutos

Tempo para solidificar: 2 ½ horas

Crosta:

1 chávena 160 g graham crackers esmigalhadas

3 colheres de sopa 15 g cacau em pó

½ colher de chá 2 ml sal

1 chávena 100 g lascas de coco adoçadas

½ chávena 50 g noz aos bocados

6 colheres de sopa 90 g manteiga sem sal, derretida

1 ovo grande, ligeiramente batido

Recheio:

½ chávena 125 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

2 chávenas 240 g açúcar em pó peneirado

2 colheres de sopa 30 g creme de baunilha em pó

Pitada de sal

3 colheres de sopa 45 ml leite

1 colher de chá 5 ml extrato de baunilha

Cobertura:

4 onças 120 g chocolate semidoce, cortado

2 colheres de sopa 30 g manteiga sem sal

Sal marinho, para polvilhar (opcional)

  1. Preaquecer o forno a 350 °F (180 °C). Untar ligeiramente uma forma quadrada de 8 polegadas (20 cm) e forrá-la com papel manteiga, de forma a cobrir os lados.
  1. Para a crosta, combinar as graham crackers esmigalhadas com o cacau em pó e o sal e depois adicionar os bocados de coco e noz. Misturar a manteiga derretida e o ovo e mexer até estar uniforme. Pressionar contra o fundo da forma preparada e levar ao forno durante 12 minutos. Deixar a crosta arrefecer completamente antes de preparar o recheio.
  1. À mão, bater a manteiga com uma chávena (130 g) do açúcar em pó, o creme de baunilha em pó e uma pitada de sal, até estar macio. Juntar o leite e a baunilha e bater (não se preocupe se não tiver um aspeto macio nesta altura – vai amaciar), e depois juntar a chávena restante (130 g) de açúcar em pó. Não bater em demasia – o recheio deve estar macio, mas não fofo. Espalhar uniformemente sobre a crosta arrefecida.
  1. Para a cobertura, derreter o chocolate e a manteiga numa taça de metal colocada sobre um tacho de água sem levantar fervura, mexendo suavemente com uma espátula até derreter. Arrefecer ligeiramente o chocolate e depois deitá-lo sobre o recheio, espalhando de forma a cobrir. Se quiser, salpique o topo com um pouco de sal marinho. Deixar a forma arrefecer durante cerca de duas horas, antes de cortar em barras.

As Barras de Nanaimo aguentam no frigorífico até uma semana.