[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
A Barra de Nanaimo original foi criada por Joyce Hardcastle em 1985, tendo criado a receita vencedora num concurso apresentado pelo presidente da câmara de Nanaimo, na Colúmbia Britânica. Entretanto, tornou-se um verdadeiro alimento básico canadiano.
Rende: 1 forma quadrada de 8 polegadas (20 cm)
Doses: 18
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 10 minutos
Tempo para solidificar: 2 ½ horas
Crosta:
1 chávena 160 g graham crackers esmigalhadas
3 colheres de sopa 15 g cacau em pó
½ colher de chá 2 ml sal
1 chávena 100 g lascas de coco adoçadas
½ chávena 50 g noz aos bocados
6 colheres de sopa 90 g manteiga sem sal, derretida
1 ovo grande, ligeiramente batido
Recheio:
½ chávena 125 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
2 chávenas 240 g açúcar em pó peneirado
2 colheres de sopa 30 g creme de baunilha em pó
Pitada de sal
3 colheres de sopa 45 ml leite
1 colher de chá 5 ml extrato de baunilha
Cobertura:
4 onças 120 g chocolate semidoce, cortado
2 colheres de sopa 30 g manteiga sem sal
Sal marinho, para polvilhar (opcional)
- Preaquecer o forno a 350 °F (180 °C). Untar ligeiramente uma forma quadrada de 8 polegadas (20 cm) e forrá-la com papel manteiga, de forma a cobrir os lados.
- Para a crosta, combinar as graham crackers esmigalhadas com o cacau em pó e o sal e depois adicionar os bocados de coco e noz. Misturar a manteiga derretida e o ovo e mexer até estar uniforme. Pressionar contra o fundo da forma preparada e levar ao forno durante 12 minutos. Deixar a crosta arrefecer completamente antes de preparar o recheio.
- À mão, bater a manteiga com uma chávena (130 g) do açúcar em pó, o creme de baunilha em pó e uma pitada de sal, até estar macio. Juntar o leite e a baunilha e bater (não se preocupe se não tiver um aspeto macio nesta altura – vai amaciar), e depois juntar a chávena restante (130 g) de açúcar em pó. Não bater em demasia – o recheio deve estar macio, mas não fofo. Espalhar uniformemente sobre a crosta arrefecida.
- Para a cobertura, derreter o chocolate e a manteiga numa taça de metal colocada sobre um tacho de água sem levantar fervura, mexendo suavemente com uma espátula até derreter. Arrefecer ligeiramente o chocolate e depois deitá-lo sobre o recheio, espalhando de forma a cobrir. Se quiser, salpique o topo com um pouco de sal marinho. Deixar a forma arrefecer durante cerca de duas horas, antes de cortar em barras.
As Barras de Nanaimo aguentam no frigorífico até uma semana.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]