[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo total: 1 hora)
Para as bolas de Berlim
125g farinha forte (11% de proteína)
20g água tíbia
15g leite
10g fermento de padeiro
25g ovo
2,5g sal fino
12,5g açúcar
17g manteiga
Para a cobertura:
Açúcar
Para o creme
100g água
150g açúcar
6 gemas
Preparação:
Para as bolas de Berlim
Na batedeira, colocam-se todos os ingredientes menos a manteiga. Quando a massa estiver homogénea, adiciona-se a manteiga pouco a pouco e continua-se a bater até que a massa fique lisa e elástica. Cobre-se com película aderente.
Deixa-se fermentar durante cerca de 30 minutos. Na mesa com um pouco de farinha, estende-se a massa com o rolo até que fique com aproximadamente 1,5cm de espessura e cortam-se círculos com o corta-massas. Deixa-se fermentar de 30 a 45 minutos e frita-se.
Ao sair da fritadeira, retira-se o excesso de óleo com papel e ainda quentes panam-se no açúcar. Deixam-se arrefecer antes de rechear.
Para o creme
Num tacho, junta-se a água e o açúcar até atingir os 104ºC (cerca de 3 minutos de fervura). Verte-se a calda nas gemas e bate-se bem com a vara de arames. Torna-se a colocar ao lume e cozinha-se até se tornar espesso, sem deixar de bater. Deixa-se arrefecer e as bolas de berlim estão prontas para rechear.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]