[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo total: 2h30)
300 g farinha forte
180 g ovo
12 g fermento
200 g manteiga
30 g açúcar
6 g sal
Creme de cacau e avelãs:
75 g avelãs tostadas
4 g cacau em pó
150 g chocolate de leite
10 g açúcar em pó
10 g óleo vegetal neutro (como o de semente de uva, por exemplo)
Sal
Preparação:
Na batedeira com o gancho, colocam-se todos os ingredientes à excepção da manteiga. Quando a massa estiver homogénea, coloca-se a manteiga pouco a pouco, esperando que seja absorvida pela massa antes de continuar a adicionar mais. Deixa-se a batedeira a uma velocidade média/alta até obter uma massa homogénea, lisa e elástica tendo cuidado para que a massa não aqueça.
Dá-se forma ao brioche e coloca-se na forma onde se deixará a fermentar até atingir o dobro do volume.
Coloca-se o forno a pré-aquecer a 180ºC, pinta-se o brioche com o ovo batido e leva-se ao forno por 25-30 minutos.
Deixa-se arrefecer numa grelha de arrefecimento fora da forma.
Creme de cacau e avelãs:
Começa-se por derreter o chocolate e deixa-se que a temperatura desça um pouco enquanto se continua com o processo. Num processador de alimentos, colocam-se as avelãs tostadas (se não estiverem recém tostadas colocam-se no forno um pouco antes para subir-lhes um pouco a temperatura) e trituram-se até obter uma pasta. Em seguida, acrescenta-se o óleo e continua-se a triturar bem. À pasta, junta-se o açúcar em pó e o cacau em pó e continua-se a triturar. Finalmente, adiciona-se o chocolate e tritura-se até obter um creme liso e homogéneo.
Serve-se o brioche com o creme de chocolate.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]