Receitas

Cheesecake de banana e toffee – Os Doces de Anna Olson

Faz 1 cheesecake de 23 cm

Serve 12 a 16

Tempo de preparação: 45 minutos

Tempo de cozedura: 2 horas

 

INGREDIENTES:

Crosta

6 colheres de sopa – 90 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

¼   chávena – 50 g açúcar amarelo demerara pressionado

2/3 chávena – 100 g farinha multiúso

2 colheres de sopa – 15 g amido de milho

¼ colher de chá – 1 g sal

 

Cheesecake de banana

6 colheres de sopa – 90 g manteiga sem sal

¾   chávena – 150 g açúcar demerara pressionado

1 colheres de sopa – 15 ml sumo de limão

½ colher de chá – 1,5 g canela em pó

3 bananas maduras de tamanho médio, fatiadas

2 pacotes – 500 g  queijo creme, à temperatura ambiente e cortada aos bocados

½ chávena – 100 g açúcar granulado

½ chávena – 125 ml natas para bater

2 colheres de sopa – 15 g amido de milho

1 colher de sopa – 15 ml extrato de baunilha

3  ovos grandes à temperatura ambiente

½ chávena – 125 ml bocados de toffee

 

Cobertura de toffee & Decoração

½  chávena – 100 g açúcar amarelo demerara pressionado

½ chávena – 125 ml natas para bater

¼ chávena – 60 g manteiga sem sal

¼ chávena  – 60 ml xarope de ácer

1 colher de chá – 5 ml extrato de baunilha

½ colher de chá – 2,5 g sal

1-2  bananas, fatiadas

Açúcar granulado, para as bananas

 

PREPARAÇÃO:

  1. Aquecer o forno a 150 °C. Untar uma forma de mola de 23 cm.
  2. Para a crosta, juntar a manteiga e o açúcar amarelo num creme, à mão, numa taça. Juntar a farinha, o amido de milho e o sal e mexer até estar combinado, mas ainda granulado. Pressionar isto no fundo da forma preparada, usando os dedos enfarinhados para impedir que se colem, se necessário. Levar ao forno durante cerca de 30 minutos, até ficar uniformemente dourado. Deixar arrefecer completamente antes de rechear e manter o forno a 150 ºC. Embrulhar a forma em papel de alumínio e pô-la num tacho de assado com laterais.
  3. Para o cheesecake, misturar o açúcar amarelo e a manteiga numa frigideira de saltear em lume médio-alto até começar a fazer bolhas. Juntar o sumo de limão e a canela e deixar levantar fervura, mexendo de forma contínua até o açúcar ficar líquido. Juntar as bananas e mexer para cobrir e assim que o molho voltar a ferver, retirar a frigideira do lume, para arrefecer um pouco.
  4. Bater o queijo creme com a batedeira elétrica ou numa misturadora de pé com o utensílio da pá em velocidade média-alta até ficar macio. Enquanto mexe, juntar gradualmente o açúcar granulado, raspando a taça com frequência. Juntar as natas para bater, o amido de milho e a baunilha e bater. Juntar os ovos um de cada vez a baixa velocidade, garantindo que cada um está completamente incorporado, raspando a taça antes de adicionar o seguinte. Misturar os bocados de toffee à mão.
  5. Agora que a mistura de banana arrefeceu um pouco (mas não precisa de arrefecer até à temperatura ambiente), fazê-la em puré e incorporá-la na massa do cheesecake. Deitar a massa para cima da crosta arrefecida e encher o tacho de assado com água a ferver de forma a cobrir metade das laterais da forma (mas não fique acima do alumínio) e levar ao forno durante cerca de 50 minutos, até o cheesecake oscilar apenas no centro. Desligar o forno e abrir a porta, deixando o cheesecake lá dentro para solidificar durante 20 minutos e depois retirar a forma do cheesecake para arrefecer numa grelha. Num espaço de cinco minutos depois de retirá-lo do forno, passar com uma espátula pela extremidade interior da forma – isto solta o cheesecake para ajudar a impedir que crie rachas. Deixar o cheesecake arrefecer completamente antes de levar ao frigorífico pelo menos seis horas (ou de um dia para o outro).
  6. Passar com uma espátula pelo interior da forma de cheesecake e retirar o aro exterior. Transferir o cheesecake para um prato de servir.
  7. Para a cobertura de toffee, deixar o açúcar amarelo, as natas, a manteiga e o xarope de ácer ferver completamente num tacho médio sobre lume alto enquanto se mexe. Continuar a ferver durante cerca de 3 minutos ou até o toffee chegar aos109 °C num termómetro de doces. Retirar o tacho do lume e juntar a baunilha e o sal. Se estiver muito líquido, reservar o molho para arrefecer (ou passar do tacho quente para um jarro à prova de calor) até estar espesso mas passível de ser vertido (se estiver demasiado espesso, pode ser reaquecido). Deitar por cima do cheesecake a partir do centro e empurrar o molho de toffee só um pouco até às extremidades, usando uma espátula se necessário. Deixar arrefecer uns minutos e depois pôr o cheesecake no frigorífico até estar pronto para servir.
  8. Para decorar o cheesecake, dispor umas fatias de banana num tabuleiro ou outro prato à prova de calor (uma forma de bolo invertida funciona bem) – não usar papel vegetal. Salpicar as bananas generosamente com açúcar e usar um maçarico de cozinha para derreter e caramelizar o açúcar. Dispô-las em cima do cheesecake. Para um toque adicional, pôr um pouco de chantilly em cima com a ajuda de um saco de pasteleiro, perto de cada fatia de banana.

 

O cheesecake aguenta 2-3 dias, no frigorífico (embora as fatias de banana caramelizadas fiquem castanhas passado um dia).

 

 

 

advanced divider

Partilhar:

Últimas Receitas: