Choux de canela e creme pasteleiro de limão – Pastelaria para Todos

Choux de canela e creme pasteleiro de limão – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo: 25 minutos preparação. 45 minutos cocção)

Para o craquelin:

25 g manteiga

25 g açúcar branco

20 g farinha

5 g canela em pó

Para a massa choux:

50 g água

50 g leite

45 g manteiga

55 g farinha

100 g ovos

1 pitada de sal

1 pitada de açúcar

Para o creme pasteleiro de limão:

170 g leite

15 g açúcar

17 g amido de milho

30 g gemas

15 g açúcar

17 g manteiga

Casca de meio limão

Preparação:

Para o craquelin:

Misturam-se todos os ingredientes numa tigela até obter uma massa homogénea. Entre duas folhas de papel vegetal, estende-se a massa até ficar com cerca de 1 mm de espessura e coloca-se no congelador durante uns minutos. Quando estiver congelada, corta-se em discos do tamanho dos choux e guarda-se no congelador até se usar.

Para a massa choux:

Num tacho junta-se a água, o leite, a manteiga, o açúcar e o sal. Leva-se ao lume até ferver. Junta-se a farinha e mexe-se bem com uma espátula. Torna-se a levar ao lume e mexe-se bem até que a massa se seque. Sabe-se que está no ponto quando a massa formar uma bola compacta que se despega das paredes e do fundo do tacho. Verte-se a massa na batedeira e em velocidade media/baixa adicionam-se os ovos um a um. Bate-se até a massa ficar homogénea e brilhante.

Com um saco pasteleiro, numa bandeja com um tapete de silicone, fazem-se os choux. Cobrem-se um a um com o craquelin e levam-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Baixa-se a temperatura do forno a 150ºC e deixam-se a assar até que fiquem bem secos (cerca de 35 minutos mais).

Ao retirar do forno, deixam-se os choux a arrefecer numa grelha de arrefecimento.

Para o creme pasteleiro de limão:

Num tacho, junta-se o leite, o primeiro açúcar, o amido e a casca de limão. Numa tigela juntam-se as gemas e o segundo açúcar e bate-se bem com a vara de arames.

Leva-se o tacho a lume brando e cozinha-se, mexendo bem com a vara de arames, até ferver. Verte-se sobre as gemas e torna-se a levar ao lume sempre sem parar de mexer e até ferver de novo.

Retira-se do lume e adiciona-se a manteiga fria. Retira-se a casca do limão e cobre-se com película aderente. Deixa-se arrefecer e coloca-se o creme num saco pasteleiro.

Cortam-se os choux, recheiam-se com o creme pasteleiro frio e serve-se.