Comer Pelo Mundo – Novos episódios

Comer Pelo Mundo – Novos episódios

A nossa viajante incansável Verónica Zumalacárregui volta ao canal com novos episódios de “Comer Pelo Mundo”. Mais uma vez, pela sua mão iremos conhecer a gastronomia autêntica de cada uma das cidades que visita, sempre acompanhada por protagonistas locais, que irão partilhar connosco os seus hábitos gastronómicos. Mercados, restaurantes, bancas de comida de rua e, claro, casas privadas, serão, como sempre, locais de passagem obrigatória nesta interessante viagem por novos destinos como Marraquexe, Jamaica ou Malta.

Comer pelo Mundo – Novos episódios

Incríveis viagens gastronómicas, onde iremos conhecer a fundo a gastronomia de cidades de todo o mundo. Além de visitar os mercados e restaurantes locais, Verónica Zumalacárregui vai mais longe no seu desejo de investigar os costumes de cada destino, contactando com intervenientes locais que serão os cicerones de eleição. Sem dúvida a melhor forma de conhecer em primeira mão o que chega às mesas em cada recanto do mundo e o segredo para entrar nas casas destes «guias», espreitar os seus frigoríficos e as suas dispensas, cozinhar e partilhar a mesa em família.

ESTREIA NOVOS EPISÓDIOS: COMER PELO MUNDO

ESTREIA DIA 12 DE MARÇO ÀS 14:30 / 20:30

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA ÀS 14:00 / 15:30 / 21:00

SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 07:30 / 21:00 / 00:00

Título original: Me Voy a Comer El Mundo

Episódio 23: Marraquexe

Verónica aterra na mágica praça de Jma el Fna, onde conhece o chef mais famoso de Marrocos, Moha Fedal, no seu restaurante Dar Moha. Depois de percorrer o mercado do bairro judeu, Fedal convida Verónica para sua casa para preparar e comer cuscuz. Mais tarde, descobre que nos hammams tradicionais (banhos públicos) também se pode cozinhar. Percorre ainda os locais mais modernos de Marraquexe, como o Café Clock, onde prova o hambúrguer de camelo enquanto ouve um grupo de música ao vivo. Toma o pequeno-almoço em casa de uma família marroquina e come num espaço mínimo, que só serve cordeiro assado debaixo da terra. E, claro, prova os doces típicos elaborados com frutos secos e diverte-se com o ambiente nocturno caótico da cidade.

Episódio 24: Jamaica

Verónica inicia o seu périplo na Jamaica provando lagosta fresca na praia caribenha de Negril. Depois, salta da falésia do famoso Rick’s Café e janta em casa de uma família local. Perde-se na selva com os rastafaris que vivem isolados na Natureza e cozinha com eles a sua dieta vegana, a denominada “comida Ital”. Prova o jerk chicken do restaurante Scotchies, elaborado sobre troncos de madeira, e janta num local onde tudo o que é servido é de origem biológica. Visita ainda a casa onde nasceu Bob Marley, na aldeia de Nine Mile, agora transformada em santuário do artista. Depois, toma o pequeno-almoço em casa de uma família jamaicana e conhece as impressionantes cascatas do rio Dunns, que caem em socalcos de uma altura de 55 metros.

Episódio 25: Malta

Na capital da ilha mediterrânica, La Valetta, Verónica come rodeada de malteses numa pequena taberna e aprende a confeccionar o peixe típico numa casa local. Percorre o centro histórico, Património Cultural da UNESCO, e ainda as Três Cidades. Vai até Marsaxlokk, uma pitoresca aldeia de pescadores, e prova o marisco mais fresco de Malta. Visita a paradisíaca ilha de Gozo e enfia-se no meio dos fornos de uma padaria típica, para depois comer em casa de um casal que a ensina a preparar bragioli. Não deixa Malta sem antes conhecer a animada vida nocturna da zona de St. Julian’s.

Episódio 26: Bogotá

Assim que chega à capital colombiana, Verónica conhece a melhor chef da América Latina. Com Leonor Espinosa, percorre o mercado de Paloquemao e prepara um delicioso prato de raízes caribenhas. Na gastronomia extrema, prova as formigas saúva na mítica Praça de Bolívar e vai aos subúrbios da capital comer vísceras de todo o tipo. Vai ter o prazer de comer ajiaco, o prato mais típico de Bogotá, na colina de Monserrate, com vista para toda a cidade. Depois de lanchar no La Puerta Falsa um delicioso chocolate e de jantar em casa de uma família local, descobre o famosíssimo restaurante Andrés Carne de Res, onde os comensais são convidados a participar na festa mais animada de Bogotá.

Episódio 27: Amazónia peruana

Verónica viaja até à fascinante cidade de Iquitos, porta de entrada na Amazónia peruana. Durante a viagem, irá provar alguns dos pratos mais extremos originários da selva, irá comer num restaurante flutuante no rio e descobrir, juntamente com o chef Pedro Miguel Schiaffino, como é a vida real e a gastronomia das tribos indígenas que vivem isoladas nas profundezas da Amazónia.

Episódio 28: Eslovénia

Verónica viaja em pleno inverno até à Eslovénia, um país coberto de neve e com uma Natureza deslumbrante. Na sua viagem, irá parar na pitoresca Liubliana para provar o famoso «Štruklji» e a carne de urso. Irá ainda até um dos locais mais bonitos da Europa, o lago Bled, irá descobrir o que são as “cozinhas negras”, irá entrar nas cavernas onde vive o chamado «peixe humano» e esquiar até um refúgio de montanha para provar a especialidade do local: o guisado de javali.

Episódio 29: Kuala Lumpur

Verónica Zumalacárregui viaja até à Malásia, um país multicultural com uma enorme riqueza gastronómica. A jornalista irá entrar num templo budista onde servem comida vegetariana, irá contactar com a comida de rua mais extrema, em Jalan Alor, e jantar no restaurante que, segundo dizem, tem a vista mais espetacular da Ásia.

Episódio 30: Macau

O território é conhecido como a «Las Vegas da Ásia». Em Macau, podemos encontrar todos os excessos arquitetónicos e gastronómicos imagináveis. Verónica Zumalacárregui irá entrar num hotel-casino que é uma reprodução autêntica da cidade de Veneza e provar a gastronomia sino-portuguesa macaense. Irá ainda visitar os pandas e conhecer o Mercado Vermelho, onde se vendem serpentes, tartarugas e sapos vivos, prontos para cozinhar. Como se não bastasse, um adivinho num templo irá dizer-lhe se já comeu ou não o prato mais extremo da sua vida.

Episódio 31: Madrid

Depois de descobrir a gastronomia de mais de 30 países do mundo, Verónica Zumalacárregui apresenta-nos a cozinha da sua cidade natal: Madrid. Este é um episódio muito especial, no qual a jornalista irá guiar-nos pelos sabores mais surpreendentes da capital de Espanha, levar-nos aos seus locais preferidos e mostrar-nos o melhor e mais insólito da gastronomia madrilena.

Neste episódio, irá visitar uma casa onde fazem o cozido madrileno na lenha, percorrerá os bares de tapas mais tradicionais da capital (desde a Bodega de la Ardosa à La Casa de las Navajas), irá mostrar-nos os mercados onde podemos encontrar os melhores produtos (Mercado de la Paz) e ensinar-nos a reconhecer um bom presunto. Irá ainda a casa do cozinheiro Juan Pozuelo para ver como se prepara uma «paella» de fim de semana. Irá mostrar-nos a receita de uma das tortilhas de batata mais famosas de Espanha: a mítica tortilha do restaurante José Luis. Por fim, irá provar dois dos pratos mais típicos da gastronomia castiça: as gallinejas e os entresijos (tripas de cordeiro fritas).

Episódio 32: Israel

Verónica viaja até Israel para conhecer a gastronomia, os costumes e os locais mais emblemáticos e sagrados do país. A sua primeira paragem será em Tel Aviv, onde irá provar o pequeno-almoço do Dr. Shakshuka, passear pela movimentada praia Banana Beach e provar a surpreendente «carne» para veganos. Dali, partirá para Jerusalém, onde irá visitar o Santo Sepulcro, o Muro das Lamentações e o bairro árabe. Na Cidade Santa, irá conhecer em primeira mão o rigoroso ritual do Sabbat com uma família local e descobrir as rígidas regras da alimentação Kosher. Antes de terminar a sua viagem, atravessará a fronteira para a Palestina para conhecer, juntamente com o padre Artemio, o local onde nasceu Jesus Cristo: a igreja da Natividade.

Episódio 33: Santiago do Chile e Valparaíso

Verónica irá descobrir os sabores mais genuínos da capital do Chile: desde el mote con huesillos (bebida de pêssego e trigo) ao completo (cachorro-quente chileno), passando pelo pernil com batatas e o célebre terremoto do La Piojera. Na sua viagem por Santiago, Verónica irá ver como é a vida numa casa comunal, entrará nos bairros Bellavista, Yungay e Lastarria e irá provar a mítica sandes Lomito do Fuente Alemana. Na cidade costeira de Valparaíso, espera-a um dos mariscos mais intensos do mundo: a ascídia-comestível.