Cosmética Natural – Episódio 3 – Máscara de pestanas

Cosmética Natural – Episódio 3 – Máscara de pestanas

O que precisa?

10 g da água da nascente
2 g de goma arábica
3 g de cera lanette N
7 g de óleo de rícino
2 g de pigmento negro
5 gotas de extrato de sementes de toranja

Como fazer?

Esta preparação pode ser utilizada tanto para delineador de olhos, como para máscara de pestanas, consoante o pincel que utilizar na sua aplicação.

1. Adicione num frasco 10 g da água da nascente e 2 g de goma arábica ou, também conhecida, como goma de acácia pois obtém-se desta árvore linda. A goma arábica além de espessar a água, fará com que o rímel ou delineador se mantenha por mais tempo. Estes são os elementos da fase aquosa.

2. Noutro frasco, adicione 3 g de cera lanette N, 7 g de óleo de rícino e 2 g de pigmento negro. O óleo de rícino deixará as pestanas bonitas e também irá nutri-las. Esta será a nossa fase oleosa.

3. Coloque ambos os fracos em banho maria até que a temperatura atinja os 70 graus ou a cera lanette derreta. Durante este processo, mexa o frasco que contem a fase aquosa, para garantir que a goma de acácia fica perfeitamente integrada com a água e não forme grumos.

4. Quando os frascos atingirem a temperatura desejada, apague o lume e retire os frascos. Bata a fase oleosa. Para o conteúdo emulsionar perfeitamente, deixe a batedeira no centro, sem mover e junte, pouco a pouco, a face aquosa. Mistura um pouco mais e, rapidamente, junte o conservante, as 5 gotas de extrato de sementes de toranja. Volte a bater o preparado.

5. Por fim, coloque o preparado numa embalagem à escolha. Assim que a mistura arrefecer, ficará mais densa e será mais complicado colocar no recipiente, portanto, se for necessário, aqueça de novo para que volte a ficar ligeiramente líquido.