Crostatas de frutos vermelhos – Os Doces de Anna Olson

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

Faz 8

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de cozedura: 40 minutos

 

INGREDIENTES:

Massa

1 ½ chávenas – 225 g farinha multiusos

½ colher de chá – 2,5 g sal

10 colheres de sopa – 150 g manteiga sem sal fria, cortada aos bocados

1/ 3 chávena – 70 g açúcar granulado

1 ovo grande

1 gema de ovo

 

Fruta

1  maçã média, descascada e cortada em cubos

1 chávena 250 ml arandos frescos ou congelados

½ chávena -125 ml framboesas frescas

½ chávena – 125 ml mirtilos frescos

½ chávena – 100 g açúcar granulado

½ colher de chá – 2,5 ml extrato de baunilha

Pitada canela em pó

1 ovo batido com 2 colheres de sopa (30 ml) de água, para pincelar

Açúcar e canela, para polvilhar

 

PREPARAÇÃO:

  1. Para a massa, peneirar a farinha e o sal numa taça. Juntar a manteiga e cortá-la usando a ponta dos dedos ou um cortador de massa. Bater o açúcar, o ovo e a gema e juntar de uma só vez à farinha, mexendo com uma colher de pau até a massa se unir. Modelar a massa em dois discos, embrulhá-los em película aderente e levar ao frigorífico durante pelo menos duas horas antes de estender.
  2. Para a fruta, levar as maçãs, os arandos, as framboesas, os mirtilos, o açúcar, a baunilha e a canela a ferver em lume médio numa molheira. Deixar a fruta ferver, mexendo ocasionalmente até que as maçãs fiquem macias e os arandos terem “rebentado”, cerca de 15 minutos. Reservar para arrefecer até à temperatura ambiente (ou fazer antecipadamente e guardar no frigorífico).
  3. Aquecer o forno a 180 °C e forrar um tabuleiro com papel vegetal.
  4. Amassar levemente a massa do primeiro disco numa superfície levemente polvilhada com farinha (isso faz com que seja mais fácil de estender sem rachar) e estender num quadrado com 5 mm de espessura e 25 cm de lado. Usando uma régua ou as costas de uma faca para marcar a massa mas sem cortar, marcar uma cruz de cima a baixo e cruzada e depois de canto a canto (como se fosse um asterisco) – ficará assim com 8 triângulos. Com uma colher, deitar um pouco do recheio refrigerado no centro de cada triângulo.
  5. Estender o segundo bocado de massa num quadrado de 30 cm com 5 mm de espessura. Cortar em tiras com cerca de 2,5 cm de largura. Para fazer um entrelaçado que cubra a base, colocar metade das tiras numa direção por cima da base coberta com compota, deixando cerca de 2,5 cm entre elas. Para começar a fazer o entrelaçado, dobrar tiras alternadas cerca de 5 cm para trás e pôr uma tira na perpendicular, sobre as tiras que lá estão. Desdobrar as tiras de massa para repousarem sobre a recém-colocada. Agora, dobrar as tiras opostas do outro lado e colocar a próxima tira de massa ao lado a primeira perpendicular e voltar a desdobrar as tiras. Repetir esta técnica alternada até ter um entrançado de massa. Pressionar suavemente à volta da fruta (ao longo das formas de triângulo deixadas pelas marcas na massa da base) para manter a massa no sítio. Aparar as pontas do quadrado e depois cortar a massa pelos triângulos. Transferir para o tabuleiro preparado utilizando uma espátula.
  6. Pincelar os turnovers com o ovo e polvilhá-los com o açúcar com canela. Levar os turnovers ao forno durante cerca de 25 minutos, até ficarem dourados. Depois de frios, polvilhar com açúcar em pó e servir.

Partilhar

OUTRAS RECEITAS...