Dinamarqueses em Espiral com Passas – Os Doces de Anna Olson

Dinamarqueses em Espiral com Passas – Os Doces de Anna Olson

Rende: 12

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

½ receita Massa de dinamarqueses

2-3 colheres de sopa 30-45 g manteiga derretida

Açúcar e canela, para polvilhar

½ chávena 70 g passas

«1 ovo batido com 2 colheres de sopa (30 ml) de água, para pincelar

½ chávena 125 g compota de alperce ou geleia de maçã

 

  1. Numa superfície levemente polvilhada com farinha, estender a massa de dinamarqueses num quadrado de 12 polegadas (30 cm).Pincelar a massa com a manteiga derretida e polvilhar generosamente com o açúcar e canela, salpicando depois as passas por cima. Enrolar a massa e cortá-la em 12 peças. Colocar os dinamarqueses num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, metendo cada ponta da espiral para baixo. Cobrir os dinamarqueses com uma toalha de chá e deixar a levedar na bancada durante 2 ½ – quase que duplicam de tamanho.

2. Preaquecer o forno a 375 °F (190 °C). Pincelar os dinamarqueses levedados com ovo e cozer durante 25 a 30 minutos, até ficarem com uma cor dourada. Deixar os dinamarqueses arrefecer 20 minutos no tabuleiro de forno.

3. Para dar brilho aos dinamarqueses, derreter a compota de alperce ou geleia num pequeno tacho em lume médio baixo (se usar compota de alperce, coar os bocados de fruta antes de usar). Pincelar a compota ou geleia por cima de cada dinamarquês, deixar assentar durante um minuto e depois servir.