[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo: 25 minutos)
5 ovos
1 gema
300 g farinha
200 g açúcar
Raspa de 1 limão
15 g fermento de padeiro
Para a cobertura de glaceado:
300 g açúcar em pó
2 claras de ovo
Gotas de sumo de limão
Preparação:
Na batedeira, batem-se os ovos, as gemas, açúcar e raspa de limão até clarear e obter um creme espesso e aerado. Com uma espátula, à mão, adiciona-se a farinha e o fermento químico peneirados, envolvendo com cuidado.
Enche-se um saco pasteleiro con boquilha lisa e formam-se «macarons» numa bandeja de forno com papel vegetal ou tapete de silicone.
Leva-se ao forno pré-aquecido a 220ºC até que ganhem uma cor bonita. Deixa-se arrefecer bem na bandeja antes de desenformar.
Para a cobertura de glaceado:
Numa tigela, com a vara de arames, adiciona-se pouco a pouco as claras ao açúcar em pó até obter uma pasta que se finaliza com umas gotas de sumo de limão.
Montagem:
Com uma espátula, começa-se por espalhar uma camada fina de glaceado na base dos bolos e deixa-se secar. Quando estiver seca, passa-se para a parte de cima dos bolos onde se espalha uma camada fina de glaceado e, com os dedos, fazem-se as marcas tradicionais dos Doces brancos de Romaria.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]