Especial Sobremesas de Chocolate

Especial Sobremesas de Chocolate

Para dia 7 Julho, Dia Mundial do Chocolate, o canal Casa e Cozinha preparou “Sobremesas de Chocolate”, um especial de programação que promete deixar água na boca, composto por várias receitas com chocolate como ingrediente principal, para ver entre as 15h00 e as 19h00, ao longo de nove episódios seleccionados do programa ‘As melhores Sobremesas do Mundo’.

Conduzido por Andrea Dopico, a jovem pasteleira que a revista Forbes considerou uma das jovens com maior projeção no panorama gastronómico internacional, neste especial os espectadores vão aprender receitas surpreendentes confeccionadas com este famoso ingrediente, tais como Soufflé de Chocolate, Brigadeiros, Bolachas com pepitas de Chocolate, Brownies, Torta de Chocolate, Pavlova recheada com creme de maracujá e chocolate branco, Mousse de chocolate, Selva Negra e Bolo Guiness.
Na série “As Melhores Sobremesas do Mundo”, de onde foram retiradas estas nove receitas, Andrea Dopico ensina a preparar receitas míticas, históricas e fundamentais da pastelaria mundial, desde simples bolachas de chocolate a sobremesas mais elaboradas como o famoso Saint Honoré ou a Linzer Torte, a mais antiga receita de tarte do mundo.
Nascida em Caracas mas com raízes espanholas, Andrea Dopico integrou a lista “30Under30” da Forbes em 2017, uma seleção que elege trinta jovens promessas europeias com maior projeção internacional. Em poucos anos, a pasteleira fez parte das cozinhas de respeitadas figuras da gastronomia como Carme Ruscalleda, Jordi Cruz ou Paco Pérez.
Em “As Melhores Sobremesas do Mundo”, Andrea Dopico desvenda todos os segredos das sobremesas internacionais mais famosas, bem como de outras menos conhecidas.

Receita Soufflé de chocolate com açucar em pó:

Ingredientes (8 pessoas)
1 chávena e meia de leite
20 g de Maizena
320 g de chocolate 64%
4 gemas de ovo
100 g açúcar
5 claras de ovo
Manteiga
Açúcar

Preparação:
Pincelar as formas tipo ramequines com manteiga e açúcar.
Derreta o chocolate no micro-ondas em intervalos de 15 segundos para evitar queimar.
Aqueça 200 ml de leite e misture o restante do leite frio com a maizena numa tigela
Quando estiver bem dissolvido, adicione à panela com o leite e deixe ferver. Adiciona à tigela com o chocolate derretido e bata até ficar bem misturado.
Acrescenta as gemas e misture bem. Deixar arrefecer.
Bater as claras em castelo com açúcar e adicione gradualmente à mistura de chocolate.
Encha as formas com a mistura, alise bem a superfície com a ajuda de uma espátula e coloque no forno a 190ºC por 8 minutos.
Serve.