Massa com Porcini – As Receitas Simples de Mary

INGREDIENTES

PREPARAÇÃO

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de confeção: 20 minutos

Tempo total: 45 minutos

Doses: 2

 

INGREDIENTES:

Massa

3 (200 a 250 g) folhas de lasanha fresca

Um pacote de 14 g (cerca de ½ medida) de cogumelos Porcini secos

½ medida de manjericão fresco

1 colher de sopa de estragão

2 colheres de sopa de queijo Pecorino finamente ralado

1 colher de sopa de nozes finamente picadas

1 dente de alho pequeno picado

2 colheres de sopa de azeite virgem extra

Sal

Pimenta preta moída na hora

2 colheres de sopa (14 g) de manteiga sem sal

1 chalota média finamente picada

¼ de medida de vinho branco seco

 

Cobertura

1 colher de sopa (14 g) de manteiga sem sal

¼ medida de pão ralado panko

¼ medida de queijo Pecorino finamente ralado, mais um pouco para servir

Raspa de ½ limão

1 colher de chá de manjericão finamente picado

1 colher de chá de estragão finamente picado

Sal

Pimenta preta moída na hora

 

INSTRUÇÕES:

  1. Coloque as folhas de lasanha numa tábua de cortar e corte-as em tiras compridas com cerca de 1,5 cm de largura.
  2. Mergulhe os cogumelos Porcini secos em 1 medida de água quente da torneira durante 25 minutos, para os reidratar.
  3. Entretanto, na taça de um pequeno processador de alimentos ou num almofariz com pilão, misture o manjericão, o estragão, o pecorino, as nozes e o alho e pique finamente. Adicione o azeite e tempere com sal e pimenta e continue a amassar até ficar bem ligado, mas ainda com alguma textura.
  4. Aqueça a manteiga numa frigideira em lume médio e adicione a chalota. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até ficar tenra e ligeiramente dourada, cerca de 3 minutos.
  5. Entretanto, retire os cogumelos Porcini do líquido e reserve ambos. Esprema suavemente os cogumelos para retirar o excesso de água e pique-os grosseiramente. Adicione à frigideira e continue a cozinhar em lume médio até os cogumelos ficarem ligeiramente dourados, cerca de 2 a 3 minutos.
  6. Adicione o vinho branco e cozinhe durante 2 minutos ou até que a maior parte do vinho tenha sido absorvida. Deite ½ medida do líquido de maceração dos Porcini na frigideira, tendo o cuidado de eliminar qualquer sujidade que possa ter ficado no fundo da tigela e descarte o resto. Cozinhe em lume brando até o líquido reduzir para cerca de metade.
  7. Coloque uma panela grande com água em lume alto, tempere bem com sal e deixe ferver. Cozinhe a massa durante 2 a 3 minutos ou apenas até ficar al dente. Reserve aproximadamente uma medida do líquido de cozedura e transfira a massa da panela diretamente para a mistura de cogumelos, junte o pesto de ervas. Adicione algumas colheres de sopa do líquido de cozedura da massa para ligar tudo, reduza o lume e deixe a massa aquecer enquanto prepara a cobertura estaladiça.
  8. Para a cobertura, derreta a manteiga numa frigideira pequena em lume médio-alto. Adicione o panko e cozinhe, mexendo sempre, até ficar dourado e estaladiço, cerca de 1 minuto. Transfira o panko para uma tigela pequena e deixe arrefecer ligeiramente antes de juntar o pecorino e as ervas aromáticas e tempere a gosto com sal e pimenta.
  9. Adicione um pouco mais do líquido de cozedura da massa à massa se esta parecer um pouco grossa. Sirva imediatamente polvilhado com a cobertura e com Pecorino adicional, se desejar.

Partilhar

OUTRAS RECEITAS...