[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Ingredientes (dificuldade: baixa; tempo: 15 minutos de preparação, 2 horas no total)
Para o merengue:
4 claras de ovo
220 g açúcar branco fino
1 colher de chá de sumo de limão
5 g amido de milho
Para o chantilly:
200 g nata 35% de matéria-gorda
20 g açúcar em pó
Baunilha
Para decorar:
Frutos do bosque
Açúcar em pó
Preparação:
Para o merengue:
Na batedeira, batem-se as claras até que estas comecem a ficar brancas e adiciona-se o açúcar pouco a pouco para se envolver bem antes de adicionar mais. Quando todo o açúcar estiver junto com as claras, coloca-se a batedeira a velocidade máxima até obter um merengue forte. Junta-se o sumo de limão e bate-se um pouco mais. À mão, com uma espátula, mistura-se o amido.
Numa bandeja para forno com papel vegetal, coloca-se o merengue e molda-se com uma espátula, deixando um pequeno espaço no centro onde mais tarde se colocará o creme e a fruta. Leva-se ao forno pré-aquecido a 130ºC durante 10 minutos. Baixa-se a temperatura do forno a 100ºC e deixa-se o merengue por volta de 90 minutos mais. Apaga-se o forno e só se retira o merengue quando o forno tiver arrefecido.
Para o chantilly:
Bate-se a nata fria com o açúcar em pó e um pouco de sementes de baunilha até obter um chantilly cremoso.
Montagem:
Rechea-se o merengue com o chantilly e a sua fruta favorita e serve-se de imediato. O ideal é empratar a sobremesa apenas no momento de servir.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]