Reciclar – Nova Temporada

Reciclar – Nova Temporada

A especialista em restauro Chus Cano percorre os locais mais curiosos à procura de um móvel descartado (por ser velho, feio ou estar estragado) e leva-o para o seu atelier, onde o transforma numa peça atual, utilizando técnicas tradicionais de restauro adaptadas aos gostos decorativos da atualidade.

NOVA TEMPORADA: RECICLAR

ESTREIA DIA 10 DE NOVEMBRO ÀS 18:00 / 22:30

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA ÀS 11:30 / 18:00 / 22:30

SÁBADOS E DOMINGOS ÀS 13:30 / 20:00

Título original: RECICLARTE

 

Temporada 4

67  ARMÁRIO EM PALHINHA

Chus Cano põe mãos à obra para transformar um velho armário numa peça que irá roubar protagonismo aos restantes móveis da casa. Substituindo as portas por uma tela de palhinha e dando um toque natural ao acabamento, Chus vai actualizar o aspecto original e dar-lhe a calidez que lhe faltava.

REPORTAGEM: Encarna, de La Vieja Mecedora, mostra-nos como é tecida a palhinha e o junco de uma forma totalmente artesanal.

68 CADEIRA MESA-DE-CABECEIRA

Quem não tem uma cadeira velha em casa? Depois de verem o que Chus Cano consegue fazer, vão pensar duas vezes antes de a deitar fora. Neste episódio, vamos ver como pequenas alterações permitem dar-lhe uma nova utilidade como mesa-de-cabeceira, pronta para vigiar os nossos sonhos.

REPORTAGEM: François Magnol, da Magnoluz, convida-nos para a sua oficina, onde cria candeeiros surpreendentes a partir de objetos Vintage.

69   MESA LAVATÓRIO

Para Chus Cano, as casas de banho não têm de ser sempre espaços frios e assépticos. A forma de os transformar em lugares únicos é juntar peças originais, que lhe dêem um toque diferente. Hoje, a restauradora vai transformar uma mesa velha, clássica e escura num lavatório fantástico que será a inveja de todos.

REPORTAGEM: Andrea Zarraluqui transforma com pincéis e pigmentos de cor qualquer peça de porcelana e loiça. Pura arte!

70  MÓVEL DE MALAS

Hoje, Chus Cano tem uma surpresa para os amantes de viagens: um móvel que é uma autêntica homenagem aos mais aventureiros. Chus vai transformar uma cómoda normal num móvel cheio de detalhes e apliques, para imitar um magnífico conjunto de malas antigas. Ponham mãos à obra. É fácil e divertido.

REPORTAGEM: Vamos visitar a Curtidos Villaverde, onde Pedro J. Aparicio vai mostrar-nos todo um mundo para personalizar móveis com ferragens.

71 BANQUETA DE JUNCO E KILIM

Hoje, temos um programa dois em um: uma banqueta simples e de linhas retas, à qual Chus Cano irá dar uma vida nova graças a uma nova «roupagem». De um lado, vai revesti-la com corda, fazendo um assento entrelaçado, e do outro, fará uma base de tecido com um estampado muito especial. Cadeira de inverno e cadeira de verão, em meia dúzia de passos.

REPORTAGEM: Os materiais naturais de Juan Sánchez, de La Espartería, vão encher-nos de vontade de trabalhar com vimes, cordas, esparto…

72 SECRETÁRIA

Trabalhar em casa requer um espaço descontraído e muito pessoal. Chus Cano sabe disso, e portanto, quer dar uma nova cara a uma secretária clássica para a adaptar a uma casa mais moderna e atual. Uma cor bonita e pormenores em pele serão os aliados do móvel de hoje.

REPORTAGEM: Vamos até ao Taller Puntera, onde Luis Alonso vai mostrar-nos como trabalham a pele, o couro, a camurça…

73 TOUCADOR COM BANQUETA

As mais coquettes estão com sorte. Hoje, Chus Cano vai dar uma volta de 180 graus a um toucador. Vai transformar uma peça clássica e formal noutra divertida e cheia de cor. O rosa será a cor dominante, num recanto pensado para verdadeiras princesas.

REPORTAGEM: Tecidos Paredes

74 MÓVEL PARA TV   

Chus Cano não resiste a um desafio, e hoje, vai reciclar um móvel de televisão e transformá-lo num móvel magnífico para um quarto infantil. Brincando com a cor, os acabamentos e a composição dos complementos, a apresentadora irá fazer as delícias dos mais pequenos da casa.

REPORTAGEM: Hoje, vamos visitar o estúdio de Beatriz Uribe, para ver como nascem as suas ilustrações e desenhos infantis com aguarelas.

75 CADEIRA ANTIGA COM RODAS

O clássico pode misturar-se com o moderno, e Chus Cano sabe-o bem. No programa de hoje, vai fazer uma mistura explosiva: uma peça que irá combinar o classicismo de uma cadeira em carvalho e veludo com a modernidade de uma cadeira de escritório. O resultado será digno do escritório mais refinado.

REPORTAGEM: Alejandra, de La Tapicera.

76 POLTRONA DE ORELHAS

Podemos transformar uma cadeira normal numa poltrona? Claro que sim! É esse o objetivo alcançado por Chus Cano neste programa. Com uma nova estrutura de madeira e um forro original, vai conseguir valorizar uma peça velha e descartada.

REPORTAGEM: Raúl Agulló, de Maderas Agulló.

77  APARADOR COM BANCOS 

Conseguir um móvel diferente para a nossa casa nem sempre implica procurar em lojas ou mercados até o encontrarmos. Por vezes, temo-lo mesmo em casa e não damos por ele. Abram bem os olhos. Desta vez, Chus propõe reciclar gavetas e bancos que não usamos. Espetacular!

REPORTAGEM: Made in Madrid.cc

78  CÓMODA COM MOLDURAS

Dizem que a elegância está na simplicidade, mas também podemos encontrá-la nos pormenores que Chus Cano imagina para mudar o estilo dos móveis que passam pelas suas mãos. Hoje, vai transformar um móvel minimalista e retilíneo numa peça cheia de volume e relevo, com a ajuda de molduras e frisos. Um luxo.

REPORTAGEM: Pilar Velasco, da Chopo Bellas Artes, oferece-nos mil e uma possibilidades para brincarmos com molduras e apliques, com adornos de madeira ou resina, e mudarmos os nossos móveis.

79 BANCO COM SAPATEIRA

Os móveis de tipo «castelhano» são comuns em muitas casas. São robustos, maciços e escuros. Porém, hoje, Chus vai conseguir transformar uma peça deste tipo numa sapateira atual e moderna. Uma verdadeira metamorfose.

REPORTAGEM: Elena Goded convida-nos a visitar a Ábbatte, uma oficina de teares artesanais que tinge também os próprios fios. É o sítio ideal para ver como nascem os tecidos de lã, alpaca…

80 PUFE PNEU

Hoje, a palavra «reciclagem» abrange todo o seu sentido. Chus Cano leva alguns pneus para a oficina para os transformar em pufes diferentes e originais. Borracha, corda, tecidos… neste cocktail, cabe de tudo, e o resultado não podia ser mais original.

REPORTAGEM: Javier Sánchez Medina, o nosso artesão mais internacional, mostra-nos como trabalha o vime e o esparto. Graças aos seus conselhos, Chus vai fazer um pufe de grande originalidade.

81 BANCO DE PORTAS

Se há coisa de que Chus Cano gosta é de trabalhar com portas velhas, venezianas, portadas… tudo é fonte de inspiração para as suas criações. No programa de hoje, vai pôr mãos à obra com umas portas e umas cadeiras dobráveis que irão ser transformadas num banco cheio de estilo.

REPORTAGEM: Anna Coll, da Deletras, convida-nos para o seu estúdio para entrarmos no mundo fascinante da caligrafia e do lettering, técnicas que iremos aplicar no nosso móvel de hoje.

82 MESINHA-DE-CABECEIRA   

Hoje, Chus Cano leva-nos ao seu atelier para mostrar como podemos transformar uma pequena mesa-de-cabeceira num grande móvel. A beleza não tem nada que ver com o tamanho, e o melhor exemplo é esta peça, cheia de cor e pormenores em vidro, que a tornam extraordinária.

REPORTAGEM: Como nasce uma garrafa ou um candeeiro de vidro? Hoje, vamos à Real Fábrica de Cristales de La Granja, onde Juan José Carrero, mestre de vidro soprado, nos mostra como se trabalha o vidro de forma artesanal.

83 CÓMODA DE CHAPA

Brincar com os materiais não só muda o aspeto dos nossos móveis, como é também um exercício muito criativo e divertido. Chus Cano adora experimentar novos acabamentos, e hoje, escolhe a chapa de alumínio para dar um novo visual a uma cómoda de madeira.

REPORTAGEM: Pode uma loja de ferragens ser o lugar ideal para mudar o visual de um móvel? Sem dúvida! Martín Irisarri, da Ferretería Irisarri, vai mostrar-nos que, com chapas e puxadores, tudo é possível.

84 ESTANTE SIMPLES

Chus Cano tem hoje um grande desafio: fazer com que uma estante de alumínio vulgar e simples possa conquistar um lugar na sala. Como? Mudando-lhe a cor e juntando materiais quentes como a madeira, azulejos artesanais… O resultado irá fazer-nos esquecer por completo a estrutura original.

REPORTAGEM: Iván Alvarado, da Mosaista

85 MESA DE APOIO  

A estrutura de uma mesa será o ponto de partida para que Chus Cano ponha mãos à obra e crie a mesa de apoio perfeita. Em poucos passos, de forma muito simples e didática, Chus irá dedicar toda a sua energia a pintar e forrar o tampo, até ficar com um verdadeiro móvel de revista.

REPORTAGEM: Vamos descobrir todos os segredos da estampagem digital.

86 CAIXAS EMPILHADAS

Umas simples caixas de fruta podem ter mil e uma utilidades, mas hoje, Chus Cano vai usá-las para nos mostrar como fazer um fantástico móvel de casa de banho. Empilhadas, com uma fechadura fabulosa e uma tinta luminosa, o resultado será uma peça exclusiva, ao alcance de todos.

REPORTAGEM: Nada como um papel pintado desenhado à mão com carinho para transformar uma divisão. Veremos alguns exemplos hoje, com Coqui Ybarra, de Ybarra y Serret. Os seus estampados são uma inspiração para a decoração atual.

87 MESA-DE-CABECEIRA EM PARQUET

Chus Cano encontra inspiração num livro, num monumento ou num chão de parquet… e é precisamente nesta última opção, uma superfície de madeira, que a restauradora encontra hoje o segredo para o móvel que tem entre mãos. Uma mesa-de-cabeceira com parquet é hoje o seu objetivo.

REPORTAGEM: Chus queria reciclar madeiras diferentes, e Renata, da Forest Madrid, fala-nos das possibilidades para o fazer usando tábuas de soalho ou parquet. Poderemos usá-las para os nossos móveis? Querem apostar?

88 CADEIRA DE PELUCHE  

Chus Cano põe-nos a par das tendências e mostra-nos as cadeiras de pelo comprido que estão agora tanto na moda. Para isso, irá usar uma cadeira de realizador como todos temos em casa e mostrar-nos como dar-lhe um toque “deluxe”, com um pouco de dourado e o pelo mais quente.

REPORTAGEM: Pintamos ou douramos? Chus vai decidir, mas só depois de falar com Félix de la Colina, mestre dourador de El Barco, onde se doura e pule com ouro puro. Um autêntico luxo!