RECICLAR T5

RECICLAR T5

No mês de aniversário de Chus Cano, estreamos a 5ª Temporada do programa “Reciclar” com 22 novos episódios. A especialista em restauro percorre os locais mais curiosos à procura de um móvel descartado e leva-o para o seu atelier, onde o transforma numa peça atual, utilizando técnicas tradicionais de restauro adaptadas aos gostos decorativos da atualidade.

ESTREIA:

RECICLAR T5

ESTREIA DIA 13 DE AGOSTO 22:00

SEGUNDA A SEXTA-FEIRA 22:00 

SINOPSES EPISÓDICAS:

  • 89.-Cabeceira Espalhada
    Chus Cano encontrou uma peça muito original e, com ela, vai levar-nos a uma viagem ao passado. Como? Vai aplicar-lhe uns espelhos e ensinar-nos a envelhecê-los, para assim dar-lhe o encanto da passagem do tempo.O resultado é espetacular!

    REPORTAGEM:Decoradores de toda a Espanha vão ao ateliê de Marga e Cristina para envelhecer espelhos. Vamos ver como trabalham.

    90.-Móvel com Azulejo Português
    Poderá um móvel fazer-nos sentir boas vibrações? Segundo Chus Cano, sim. Para isso, hoje, no programa, vai revestir um móvel de uma forma que vai deixar-nos com uma sensação de bem-estar e paz. Este efeito será dado por uns bonitos desenhos de cerâmica portuguesa. Vão ver!

    REPORTAGEM: Vamos a LA OFICIAL, um recanto onde não só encontramos cerâmica portuguesaautêntica como também podemos comprá-la a peso, como é costume em Portugal.

    91.-Estante com Gavetas Recuperadas
    Hoje, Chus Cano vai inventar um móvel. Com gavetas de um armário antigo e uma estrutura leve e aberta de madeira, vai criar uma estante estilizada e muito prática, que pode ser colocada em vários sítios da casa. Verão como fica!

    REPORTAGEM: Para decorar esta estante fantástica, vamos procurar velas exclusivas e com história.

    92.-Mesa de Cimento Polido
    Nunca nos imaginaram a usar cimento para restaurar um móvel, certo? Hoje, no programa, Chus Cano lança mãos a esta ideia atrevida, e o resultado é fantástico. Nada para a imaginação desta restauradora para transformar uma peça sem vida e dar-lhe um visual totalmente atual.

    REPORTAGEM:Uma variante do cimento, o microcimento é uma das tendências do designde interiores. Vamos conhecer melhor este material.

    93. –Mesa com Paletes
    Nos últimos anos, as paletes têm vindo a dar carta na decoração. Neste programa, Chus Cano vai usá-las para conceber um móvel muito interessante e útil e fazer uma mudança radical nestas madeiras de utilização industrial que, vistas num armazém, não nos dizem nada, criando uma mesa muito prática e decorativa.

    REPORTAGEM:Vamos a La casita de Margaux, onde Aurelio Guillen transforma madeiras de barcos e de cofragens, entre outras, em peças únicas de deoração.

    94.-Móvel com Painéis Luminosos
    Hoje, Chus Cano dá nova luz um móvel. Literalmente! Com uma peça que, provavelmente, poríamos de lado devido à sua simplicidade, e com um pouco de imaginação, vai criar um móvel ao qual poderíamos dar um lugar de destaque em nossa casa. Poderão ver como, no programa de hoje!

    REPORTAGEM: Para dar luz ao móvel de hoje, vamos visitar a Clorofila Digital, para nos falarem das caixas de luz e de outras possibilidades atrativas.

    95.-Mesa com Estêncil
    Hoje, Chus Cano vai mostrar-nos um “antes e depois” surpreendente, com uma mesa de jantar simples. Graças à técnica de estêncil, já usada pelos nossos antepassados na Pré-História, vai transformar a mesa numa peça elegante e com personalidade, que pode causar uma grande impressão na nossa casa.

    REPORTAGEM:Vão ver! Vamos falar com María Riesco, decoradora especializada em estêncil, para conhecer melhor as inúmeras possibilidades artísticas desta técnica milenar.

    96.-Toucador
    Atualmente, os toucadores são móveis que desapareceram das nossas casas, por falta de espaço. Mas Chus Cano acha que os toucadores são um clássico e merecem outra oportunidade.Com uma reciclagem inovadora e imaginativa, Chus consegue pôr esta peça tão genuína num lugar de destaque numa casa moderna.

    REPORTAGEM: Vamos visitar Alina Macías, uma artesã que faz maravilhas decorativas com flores silvestres.

    97.-Lacca Povera
    Hoje, Chus Cano leva-nos ao Renascimento veneziano, e vai reproduzir o preciosismo da época numa cómoda antiga que lhe foi parar às mãos. Com a técnica da lacca povera,irá transformar este móvel numa obra colorida e elegante, que vai transportar a nossa mente para Veneza e para osseus bonitos palácios.

    98.- Candeeiros
    Com uns pedaços de madeira que o mar deposita nas praias e com uns quartzos em bruto, Chus Cano cria dois candeeiros de estilos completamente diferentes, mas igualmente originais e bonitos.
    Não imaginam o resultado. Só vendo!

    REPORTAGEM: Vamos visitar o ateliê da Mukhas Collection, onde Marta Peralta trabalha com minerais em bruto.

    99.- Móvel com Portas Recuperadas
    Hoje, Chus Cano recupera as portas de um armário antigo e com elas inventa um móvel. Sim, sim, cria uma peça única e diferente de tudo o que já viram. No programa “Reciclar”, todos os dias são uma aventura decorativa. Não percam!

    REPORTAGEM: Vamos visitar o impressionante espaço de Nacho Justé, onde este antiquário guarda como um tesouro peças arquitetónicas, esculturas e móveis recuperados de igrejas e palácios antigos.

    100.- Estante Recuperada
    Hoje, no programa, vamos viajar com Chus Cano até ao país do Sol Nascente, o Japão. Como? A nossa restauradora vai aplicar a um móvel uma técnica milenar japonesa para impermeabilizar e proteger a madeira e que consiste em queimá-la. Vão adorar!

    REPORTAGEM: Manuel Monroy tem um gabinete de arquitetura especializado em casas de madeira. Ele vai ensinar-nos a técnica que utiliza para proteger a madeira nas suas construções

    101.- Cadeira forrada
    Quem disse que o antigo e o novo não podem conviver graciosamente no mesmo objeto? Hoje, no programa, Chus Cano vai mostrar-nos que uma cadeira de estilo Luís XV, com a mudança inovadora que vai fazer, pode ter um lugar de destaque numa casa moderna. Vão ver!

    REPORTAGEM: Vamos visitar a Clorofila Digital, onde vamos ver que é possível imprimir qualquer imagem num tecido ou em qualquer material que quisermos.

    102.- Porta-jóias com móvel de tipografia
    Hoje, Chus Cano vai mais longe e inventa um porta-joias muito peculiar.
    Com uma gaveta de um móvel de tipografia antigo e umas estruturas recuperadas cria um porta-joias surpreendente. Não percam! Não vão sair desiludidos!

    REPORTAGEM: Na Imprensa Municipal de Madrid, o diretor, Francisco Marín, mostra-nos verdadeiros tesouros que ali se encontram, como várias máquinas de impressão antigas e móveis de tipografia, onde se guardavam os caracteres móveis.

    103.- Mesa de jardim
    O que podemos fazer com os pés de uma máquina de costura antiga? Chus Cano dá-nos uma ideia muito original e vai executá-la no programa. Com estas peças e com madeira recuperada não tratada vai criar uma mesa decorativa para um jardim ou uma varanda. Vão adorar!

    REPORTAGEM: Vamos a Rascafría, a uma das serrações mais antigas que ainda resistem na região de Madrid: a Sociedad Belga de los Pinares del Paular, com 140 anos de História.

    104.- Consola com Balaústres
    Hoje, Chus Cano vai puxar pela imaginação e reciclar uns balaústres antigos que encontrou numa casa de Madrid. Vai usá-los para criar uma consola. O resultado será incrível! Com Chus Cano, tudo é possível no mundo da reciclagem e do restauro!

    REPORTAGEM: Vamos conhecer em primeira mão o trabalho que há por detrás da marca SomosBonjour. Peças magníficas de cerâmica, feitas à mão e personalizadas.

    105.- Móvel caiado
    Hoje, Chus Cano vai levar-nos até às casas dos primeiros colonos que chegaram a New England, nos Estados Unidos, no século XIX. Vai reciclar um móvel para lhe dar o estilo dos Shaker, a comunidade que ali viveu nessa época. Uma viagem no tempo para criar uma peça diferente e com muita personalidade para a nossa casa.

    REPORTAGEM: Vamos conhecer o ateliê de Bandinella, uma artista douradora que vai mostrar-nos esta interessante técnica decorativa.

    106.- Móvel dos anos 20
    Que tal recordarmos os anos 20 com Chus Cano? Foi uma época de preciosismo nas Artes, também conhecida como Modernismo. Inspirada neste estilo, Chus Cano vai transformar um básico numa peça que evoca a beleza decorativa daqueles anos.

    REPORTAGEM: Vamos visitar a Art Decó Gallery, a loja dos antiquários Rocío e César, que vão mostrar-nos inúmeros móveis e peças autênticas dos anos 20 recuperadas por eles.

    107.- Móvel Descolorido
    No mundo da restauração, há inúmeras técnicas decorativas. Hoje, Chus Cano surpreende-nos com a chamada encáustica, uma técnica de pintura com cera cujo resultado é curioso e espetacular. Não percam!

    REPORTAGEM: Vamos até à Real Fábrica de Tapices, em Madrid, uma visita muito interessante, onde vão mostrar-nos o trabalho laborioso envolvido no restauro de tapeçarias e tapetes.

    108.- Mesa com Caixas de Vinho
    Há caixas de vinho que são autênticos tesouros de madeira que temos pena de deitar fora. Chus Cano recicla quatro caixas grandes e arranja-lhes um lugar onde terão muito mais destaque. Não percam!

    REPORTAGEM: No programa de hoje, Chus Cano visita Sally Hambleton, uma das melhores decoradoras florais de Espanha.

    109.- Cabeceira com madeira incrustada
    Chus Cano vai transformar uma cabeceira vulgar numa que vai parecer saída de uma loja de decoração. Com umas tábuas de madeira recuperadas e um desenho atual, Chus Cano vai fazer um milagre com uma peça que já não era um objeto de decoração.

    REPORTAGEM: Vamos até perto de Segóvia para visitar as impressionantes instalações da Sintala Design, uma empresa que vende e cria móveis com madeira proveniente de árvores não abatidas, recolhida em bosques e jardins.

    110.- Cadeira Thonet
    Quem não conhece a cadeira Thonet? Todos sabemos de qual se trata, mas não nos referimos a ela pelo nome. É um dos grandes clássicos das cadeiras, e hoje, Chus Cano vai restaurar uma, dando-lhe uma versão atualizada. Vai ainda ensinar-nos a interessante técnica do empalhamento com espadana.

    REPORTAGEM: Vamos visitar Juan Carlos López, que toda a vida se dedicou à arte das cadeiras, por tradição familiar, e para quem o restauro destes objetos não tem segredos.