Roast Beef à Inglesa

Roast Beef à Inglesa

E que tal uma noite ao ar livre com um roast beef à inglesa? Para a elaboração desta receita de Pablo Vicari deves ter em conta que a carne deve ser deixada a marinar na noite anterior.

Para a marinada, vais precisar de:

– 200 ml de brandy

– 1 colher de molho inglês

– Sal

-Pimenta preta

-Azeite de oliveira extra virgem

Para o roast beef, vais precisar de:

-2,5 kg de lombo de vaca

Para o molho do assado, vais precisar de:

– Os ossos da carne tostados

– 1 copo de vinho tinto

– 1 l de caldo de carne

– 1 colher de amido de milho

– 20 g de manteiga

  1. A primeira coisa a fazer é preparar a marinada. Para isso, mistura 200 ml de brandy, uma colher de sopa de molho inglês, um pouco de sal, pimenta preta e azeite extra virgem.
    2. De seguida, limpa os 2,5 kg de lombo de vaca removendo todo os ossos. Reserva para o molho do assado.
    Demolha a carne com a marinada e deixa a repousar durante toda a noite no frigorífico.
    3. No dia seguinte, assa a carne no forno pré-aquecido a 230ª durante 15 minutos.  Podes regar com a gordura do assado.
    4. Após esse tempo, baixa o forno para 160ºC e continua a assar durante cerca de 50 minutos. O tempo de cozedura depende do volume da carne, não só do seu peso;
    5. Entretanto, prepara o molho para o assado. Para isso, coloca os ossos da carne numa panela com 1 copo de vinho tinto. Reduz até que o vinho se evapore.

De seguida, incorpora 1 litro de caldo de carne e reduz até metade. Liga com uma colher de sopa de amido de milho e 20 g de manteiga.
6. Quando o centro da carne assada atinge os 50ºC, retira-o do forno e tapa-o com papel alumínio. Deixa-o repousar durante 15 minutos para que os molhos se distribuam por todo o volume da peça.

7 Podes servir esta receita fria ou quente. Podes fazê-lo acompanhado com molho e cenouras com manteiga, guarnição de tomates à provençal, guarnição de puré de batatas e Yorkshire pudding.