[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Rende: 8-10
Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo de cozedura: 60 minutos
Massa & Crumble:
1 ½ chávenas 225 g farinha multiúso
½ chávena 100 g açúcar granulado
¼ chávena 30 g amêndoa moída
1 colher de sopa 12 g açúcar amarelo suavemente pressionado
¼ colher de chá 1 ml fermento em pó
¼ colher de chá 1 ml sal
10 colheres de sopa 150 g manteiga sem sal fria, cortada aos bocados
Recheio:
2 chávenas 500 ml ruibarbo fresco cortado em cubos
1/3 chávena 80 ml natas com 35 % de gordura
1 ovo grande
1 gema de ovo
¼ chávena 50 g açúcar granulado
2 colheres de sopa 18 g farinha multiúso
2 colheres de sopa 15 g amêndoa moída
1 colher de sopa 15 ml brandy (opcional)
1 colher de chá 5 ml extrato de baunilha
- Preaquecer o forno a 350 °F (180 °C).
- Para a massa, misturar a farinha, o açúcar, a amêndoa moída, o açúcar amarelo, o fermento em pó e o sal numa taça grande ou na taça de uma batedeira de pé com o utensílio de pá. Juntar a manteiga e misturar até a mistura ter uma textura áspera e quebradiça e já não se vejam bocados de manteiga. Retirar 1 chávena (140 g) do crumble e espalhá-la numa forma de tarte não untada ou num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Pressionar o crumble restante numa tarteira de paredes onduladas e fundo amovível de 9 polegadas (23 cm) e colocá-la num tabuleiro de forno. Cozer ambas durante 20-25 minutos, até a massa ficar um pouco dourada nas pontas. Deixar a massa arrefecer antes de rechear.
- Espalhar o ruibarbo sobre o fundo da massa arrefecida. Bater as natas, o ovo, a gema, o açúcar, a farinha, a amêndoa moída, o brandy (se usar) e o extrato de baunilha. Deitar isto sobre a fruta (não cobrirá totalmente a fruta) e salpicar o topo com o crumble precozinhado. Levar isto ao formo (ainda a 350 °F/180 °C) durante 25-30 minutos, até o recheio da tarte ainda tremer no centro. Deixar a tarte arrefecer à temperatura ambiente e, depois, levar ao frigorífico até à hora de servir.
Servir com creme inglês (receita a seguir)
CREME INGLÊS DE LOURO
Rende: Quase 400 ml
Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de cozedura: 6 minutos
1 ½ chávenas 375 ml natas com 10 % de gordura
2 folhas de louro
½ vagem de baunilha
3 gemas de ovos grandes
¼ chávena 50 g açúcar granulado
- Colocar as natas numa pequena panela em lume médio e juntas as folhas de louro e as sementes raspadas da vagem de baunilha. Aquecer sem deixar levantar fervura.
- Numa pequena taça, bater as gemas e o açúcar. Adicionar um pouco das natas às gemas enquanto bate e, gradualmente, deitar cerca de metade das natas enquanto bate. Juntar esta mistura de novo na panela e continuar a bater num lume médio baixo até ficar suficientemente espesso a ponto de cobrir as costas de uma colher, 3-4 minutos. Coar isto para uma taça, deixar arrefecer à temperatura ambiente e, depois, levar ao frigorífico.
O creme inglês aguenta até 4 dias no frigorífico.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]