Faz 1 tarte de 23 cm
Tempo de preparação: 40 minutos
Tempo de cozedura: 35 minutos
INGREDIENTES:
Crosta
1 ¼ chávenas- 185 g farinha multiusos
¼ chávena – 30 g cacau em pó
¼ chávena – 50 g açúcar granulado
¼ colher de chá – 1 g sal
½ chávena – 115 g manteiga sem sal fria (não gelada), cortada aos bocados
1 gema de ovo grande
1 colher de sopa – 15 ml água fria
Camada de trufa
½ chávena – 125 mL natas para bater
120 g chocolate amargo partido
2 colheres de sopa – 25 g açúcar granulado
1 ovo grande à temperatura ambiente
1 colher de chá – 5 ml extrato de baunilha
Camada fofa
3 ovos grandes
1/ 3 chávena – 70 g açúcar granulado
2 colheres de sopa – 30 ml água
Pitada de sal
360 g chocolate de leite partido
½ chávena – 115 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente
1 chávena – 250 ml natas para bater
1 colher de chá – 5 ml extrato de baunilha
Lascas de chocolate, para decorar
PREPARAÇÃO:
- Para a crosta, peneirar a farinha, o cacau, o açúcar e o sal para uma taça grande ou a taça de uma batedeira de pé com o utensílio de pá. Juntar a manteiga e incorporar (usando o cortador de massa, se misturar à mão) até obter uma textura quebradiça, sem grandes bocados de manteiga visíveis. Misturar a gema e a água e juntar à taça, misturando até que a massa se una. Modelar a massa num disco, embrulhá-la em película aderente e levar ao frigorífico pelo menos duas horas.
- Amassar levemente a massa durante um minuto numa superfície levemente polvilhada com farinha, para amolecê-la levemente. Estender a massa num círculo com cerca de 5 mm de espessura. Forrar uma forma de tarte ondulada de fundo amovível de 23 cm com a massa e pressionar, aparando qualquer excesso. Levar ao frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
- Aquecer o forno a 160 °C. Furar o fundo da massa com um garfo (isso impede a crosta de desenvolver bolsas de ar) e levar ao forno durante cerca de 20 minutos, até que a massa perca o seu brilho no centro da crosta. Deixar a forma arrefecer numa grelha e manter o forno a 160 C.
- Para a camada de trufa, ferver as natas numa pequena molheira (observe-o atentamente, pois ferve muito depressa) e deitar por cima do chocolate partido. Deixar assentar durante 30 segundos e, depois, misturar até ficar liso. Misturar o açúcar. Partir o ovo para um pequeno prato e mexer um pouco, antes de juntar ao chocolate juntamente com a baunilha e bater bem. Deitar o recheio de trufa para a forma arrefecida e levar ao forno durante 10 minutos (não haverá qualquer diferença visível – continuará a parecer líquido). Deixar a tarte arrefecer numa grelha e depois levar ao frigorífico durante pelo menos uma hora.
- Para a camada fofa, bater os ovos, o açúcar, a água e o sal numa taça de metal colocada sobre um tacho com água a ferver suavemente e mexer vigorosamente até que a mistura aguente um laço quando a vara de arames é levantada, cerca de 8 minutos. Deitar isto diretamente sobre o chocolate de leite partido e misturar até ficar liso, devolvendo-o ao lume se necessário, para garantir que não há bocados de chocolate que fiquem por derreter. Reservar para arrefecer até à temperatura ambiente (não demorará muito tempo).
- Usando a batedeira elétrica ou pondo a base de chocolate na taça de uma misturadora de pé com o utensílio de bater, juntar a manteiga e bater até estar fofo e incorporado. Numa taça separada, bater as natas e a baunilha até atingir um pico suave e incorporar no chocolate até estar tudo bem combinado. Espalhar isto por cima da tarte (estará macio mas não líquido) e levar ao frigorífico durante pelo menos três horas antes de servir. Usar um descascador de vegetais para fazer lascas de chocolate e salpicá-las por cima da tarte.