Faz 1 tabuleiro
24-36 porções
Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de cozedura: 15 minutos
PREPARAÇÃO:
- Untar uma forma de 23X33 cm e forrá-la com papel vegetal, de forma a que o papel fique mais alto do que os lados.
- Ter o mel medido num prato e misturar o bicarbonato de sódio e o cremor tártaro noutro prato. Ter as duas coisas à mão, assim como um coador, junto ao fogão, antes de começar a cozinhar o açúcar.
- Num tacho grande*, pôr a água (pôr a água primeiro faz com que o açúcar se dissolva uniformemente), o açúcar e o xarope de milho e deixar a mistura ferver em lume forte, mexendo apenas uma ou duas vezes para garantir que tudo se está a dissolver de forma uniforme. Continuar a ferver, sem mexer, até a mistura chegar aos140 °C num termómetro de doces. Nesse momento, juntar o mel e continuar a ferver até chegar aos 150 ºC (o líquido terá apenas uma cor âmbar pálida, sem estar totalmente caramelizado). Retirar o tacho do lume e, com uma colher de pau, peneirar e juntar rapidamente a mistura de bicarbonato de sódio, mexendo rápida e vigorosamente para garantir que foi incorporado, mas assim que o bicarbonato de sódio já não esteja visível, parar de mexer para não fazer baixar o toffee. Raspar rapidamente a massa espumosa (continuará a crescer e crescer!) para o tabuleiro preparado e deixar assentar até arrefecer – poderá demorar até 2 horas e continuará a crescer um pouco mais até solidificar.
Rachar o toffee com um rolo da massa para partir em bocados pequenos. O toffee aguenta até quatro semanas num recipiente hermético.
* Precisa de um tacho grande para contar com espaço para o toffee esponja crescer.