Trifle de tangerina e champagne – Pastelaria para Todos

Trifle de tangerina e champagne – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: média; tempo: 2 horas)

Sumo e gomos de mandarina

Para a gelatina de champagne

400 ml de champagne

30 g açúcar

100 ml água

9 g gelatina

Para o creme de mandarina

240 g nata 35%

240 g leite

Casca de 1 mandarina

5 gemas

30 g açúcar

1 folha de gelatina

270 g chocolate branco

Para o bolo

4 ovos

150 g açúcar

150 g farinha

Para o chantilly

200 g nata 35%

20 g açúcar em pó

Raspas de mandarina

Preparação:

Para a gelatina de champagne

Demolha-se a gelatina em água e gelo. Num tacho aquece-se o champagne e o açúcar até o açúcar dissolver. Acrescenta-se a gelatina demolhada e mexe-se para que se dissolva. Junta-se a água e guarda-se no frigorífico até ficar sólida.

Para o creme de mandarina

Num tacho, fervem-se as natas, o leite e a casca de mandarina. Numa tigela, batem-se as gemas e o açúcar com a vara de arames. Verte-se metade do leite sobre as gemas, batendo bem com a vara de arames e torna-se a levar tudo a lume brando até atingir 82ºC, mexendo sempre. O creme engrossa e as gemas cozem a essa temperatura. É importante não deixar ferver. É possível fazê-lo em banho maria para se certificar de que o creme não passa do ponto. Ao chegar aos 82ºC retira-se o creme do lume e acrescenta-se a gelatina previamente demolhada em água e gelo. Junta-se o chocolate branco e bate-se com a varinha mágica. Quando a gelatina estiver firme, colocam-se os gomos da mandarina, verte-se o creme por cima e guarda-se no frigorífico.

Para o bolo

Na batedeira, batem-se os ovos com o açúcar até obter uma mousse firme. Está pronta quando, ao levantar a cabeça da batedeira, se forme um desenho com a mousse que aguanta uns segundos antes de desaparecer. Com uma espátula, envolve-se a farinha peneirada e leva-se ao forno pré aquecido a 180ºC numa bandeja com papel vegetal. Retira-se quando, ao fazer o teste do palito, este saia seco.

Corta-se o bolo e molha-se rapidamente no sumo da mandarina e faz-se a terceira camada do trifle. Colocam-se alguns gomos de mandarina e guardam-se no frigorífico.

Para o chantilly

Batem-se as natas com o açúcar e quando o chantilly estiver pronto, junta-se um pouco de raspas de mandarina.

Enche-se o copo de trifle com mais gomos de mandarina e chantilly. Decora-se com casca de mandarina confeitada em calda, gengibre confeitado e flores.