[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”12px|||||”]
Ingredientes (dificuldade: média; tempo: 2 horas)
Sumo e gomos de mandarina
Para a gelatina de champagne
400 ml de champagne
30 g açúcar
100 ml água
9 g gelatina
Para o creme de mandarina
240 g nata 35%
240 g leite
Casca de 1 mandarina
5 gemas
30 g açúcar
1 folha de gelatina
270 g chocolate branco
Para o bolo
4 ovos
150 g açúcar
150 g farinha
Para o chantilly
200 g nata 35%
20 g açúcar em pó
Raspas de mandarina
Preparação:
Para a gelatina de champagne
Demolha-se a gelatina em água e gelo. Num tacho aquece-se o champagne e o açúcar até o açúcar dissolver. Acrescenta-se a gelatina demolhada e mexe-se para que se dissolva. Junta-se a água e guarda-se no frigorífico até ficar sólida.
Para o creme de mandarina
Num tacho, fervem-se as natas, o leite e a casca de mandarina. Numa tigela, batem-se as gemas e o açúcar com a vara de arames. Verte-se metade do leite sobre as gemas, batendo bem com a vara de arames e torna-se a levar tudo a lume brando até atingir 82ºC, mexendo sempre. O creme engrossa e as gemas cozem a essa temperatura. É importante não deixar ferver. É possível fazê-lo em banho maria para se certificar de que o creme não passa do ponto. Ao chegar aos 82ºC retira-se o creme do lume e acrescenta-se a gelatina previamente demolhada em água e gelo. Junta-se o chocolate branco e bate-se com a varinha mágica. Quando a gelatina estiver firme, colocam-se os gomos da mandarina, verte-se o creme por cima e guarda-se no frigorífico.
Para o bolo
Na batedeira, batem-se os ovos com o açúcar até obter uma mousse firme. Está pronta quando, ao levantar a cabeça da batedeira, se forme um desenho com a mousse que aguanta uns segundos antes de desaparecer. Com uma espátula, envolve-se a farinha peneirada e leva-se ao forno pré aquecido a 180ºC numa bandeja com papel vegetal. Retira-se quando, ao fazer o teste do palito, este saia seco.
Corta-se o bolo e molha-se rapidamente no sumo da mandarina e faz-se a terceira camada do trifle. Colocam-se alguns gomos de mandarina e guardam-se no frigorífico.
Para o chantilly
Batem-se as natas com o açúcar e quando o chantilly estiver pronto, junta-se um pouco de raspas de mandarina.
Enche-se o copo de trifle com mais gomos de mandarina e chantilly. Decora-se com casca de mandarina confeitada em calda, gengibre confeitado e flores.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]