Trufas de Chocolate Preto e Cereja
Faz cerca de 20
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 5 minutos
INGREDIENTES:
½ chávena – 125 ml natas para bater
230 g – chocolate preto (menos de 70 % de cacau), partido
1 colheres de sopa – 15 ml xarope de milho
1 colher de chá – 5 g manteiga, à temperatura ambiente
¼ chávena – 45 g cerejas secas cortadas finamente
1 chávena – 250 ml bocados de cacau*
PREPARAÇÃO:
- Levar as natas a ferver completamente, tendo o chocolate partido e o xarope de milho prontos numa taça. Deitar as natas quentes por cima do chocolate, deixar repousar um minuto e depois mexer suavemente com uma espátula, começando o movimento a partir do centro e alargando o movimento de mexer para fora à medida que o chocolate derrete. Se o chocolate não derreter totalmente, pôr a taça sobre um tacho de água a ferver levemente, mexendo de forma muito suave até ficar liso. Misturar a manteiga e, depois, as cerejas secas. Reservar para arrefecer completamente até à temperatura ambiente – pode demorar até 90 minutos.
- Usar uma pequena colher de gelado ou duas colheres de chá para retirar colheradas de trufa para um prato. Rodar as trufas entre as palmas das mãos para formar bolas e depois passá-las pelos bocados de cacau.
As trufas devem ser guardadas no frigorífico, mas devem estar sempre à temperatura ambiente para servir.
* Os bocados de cacau fazem parte da casca da vagem de cacau e adicionam um agradável caráter estaladiço, assim como um aspeto bonito às trufas. Existem em lojas que vendem chocolate de boa qualidade. Se não estiver disponível, passar as trufas por cacau em pó funciona muito bem.
Trufas de Chocolate de Leite e Laranja
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 5 minutos
Faz cerca de 16 trufas
INGREDIENTES:
1/3 chávena – 80 ml natas para bater
240 g chocolate de leite para cobertura, partido
1 colher de sopa – 15 ml xarope de milho
1 colher de sopa – 15 g manteiga, à temperatura ambiente
Raspa de laranja
1 chávena – 250 ml bolachas feuilletine esmagadas ou migalhas de cereais cornflakes
PREPARAÇÃO:
- Levar as natas a ferver completamente, tendo o chocolate partido e o xarope de milho prontos numa taça. Deitar as natas quentes por cima do chocolate, deixar repousar um minuto e depois mexer suavemente com uma espátula, começando o movimento a partir centro e alargando o movimento de mexer para fora à medida que o chocolate derrete. Se o chocolate não derreter totalmente, pôr a taça sobre um tacho de água a ferver levemente, mexendo de forma muito suave até ficar liso. Misturar a manteiga e, depois, a raspa de laranja. Reservar para arrefecer completamente até à temperatura ambiente – pode demorar até 90 minutos.
- Usar uma pequena colher de gelado ou duas colheres de chá para retirar colheradas de trufa para um prato. Rodar as trufas entre as palmas das mãos para formar bolas e depois passá-las pelos migalhas de bolachas ou de cornflakes.
As trufas devem ser guardadas no frigorífico, mas devem estar sempre à temperatura ambiente para servir.
Trufas de Chocolate Branco e Mirtilos
Faz cerca de 18 trufas
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de cozedura: 5 minutos
INGREDIENTES:
¼ chávena 60 ml natas
8 onças 240 g chocolate branco, partido
1 colher de sopa 15 ml xarope de milho branco
1 ½ colher de sopa 22 ml óleo de coco virgem
3 colheres de sopa 40 g mirtilos secos
1 chávena 100 g lascas de coco adoçadas
PREPARAÇÃO:
- Levar as natas a ferver completamente, tendo o chocolate partido, o xarope de milho e o óleo de coco prontos numa taça. Deitar as natas quentes por cima do chocolate, deixar repousar um minuto e depois mexer suavemente com uma espátula, começando o movimento a partir do centro e alargando o movimento de mexer para fora à medida que o chocolate derrete. Se o chocolate não derreter totalmente, pôr a taça sobre um tacho de água a ferver levemente, mexendo de forma muito suave até ficar liso. Misturar os mirtilos secos. Reservar para arrefecer completamente até à temperatura ambiente – pode demorar até 90 minutos.
- Usar uma pequena colher de gelado ou duas colheres de chá para retirar colheradas de trufa para um prato. Rodar as trufas entre as palmas das mãos para formar bolas e depois passá-las pelo coco.
As trufas devem ser guardadas no frigorífico, mas devem estar sempre à temperatura ambiente para servir.