[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
INGREDIENTES
400 g de feijão verdina
1 santola
1 alho-francês
1 cebola
1 colher de concentrado de tomate
1 dente de alho
1 folha de louro
Colorau
1 l de caldo de peixe e marisco
2 folhas de louro
Fios de açafrão
Azeite virgem extra
Sal
PREPARAÇÃO
Pôr o feijão verdina de molho na noite anterior.
Picar o alho-francês, a cebola e o alho em brunoise.
Num tacho, estufar o alho-francês com a cebola. Juntar o alho e deixar cozinhar. Adicionar os fios de açafrão e torrar ligeiramente. Juntar o colorau e o tomate e deixar refogar bem.
Adicionar a santola, o louro e cobrir com água. Quando levantar fervura, deixar cozer 20 minutos (para uma santola com cerca de 800 gramas). Retirar a santola e deixar arrefecer.
Limpar a santola e retirar toda a carne. É melhor fazer este passo sobre um tabuleiro, para aproveitar todos os sucos libertados pela santola e aproveitá-los para o estufado.
Reservar a carne.
Noutro tacho, juntar o feijão verdina bem escorrido e cobrir com o caldo. Como o feijão vai cozer em lume muito brando, vai evaporar muito líquido, pelo que é importante ir controlando e juntar mais caldo, se necessário.
Pode juntar um pouco de sal ao início, para acelerar o tempo de cozedura, que será entre uma hora e meia e duas horas.
Quando o feijão estiver tenro, retificar de sal e juntar a santola com todos os sucos.
Deve ficar espesso.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]