Os chefs Marlene Vieira e João Sá passam a maior parte do tempo nas cozinhas dos seus restaurantes a trabalhar enquanto os outros estão a divertir-se. Mas, para eles, a verdadeira paixão vai além das estrelas Michelin, é sobre criar memórias. Por isso, decidiram lançar um desafio: e se saíssem da rotina e fizessem amigos enquanto descobrem quem é o melhor cozinheiro?
Entre tachos a brilhar e piadas bem temperadas, Marlene e João recebem na sua cozinha caras conhecidas, com quem todos estamos familiarizados, seja do pequeno ou grande ecrã. Prova de Amizade é quase um concurso, onde tudo está em jogo, ou melhor, está a ser saboreado. No final, o verdadeiro vencedor é aquele que conquista um novo amigo e um prato vazio. Porque a vitória, tal como o verdadeiro amor, conquista-se pela barriga.
João Sá e Marlene Vieira são dois nomes incontornáveis da gastronomia portuguesa. Com percursos distintos, mas movidos pela mesma paixão, ambos conquistaram o seu lugar entre os grandes da culinária nacional.
Nascido em Sintra, o Chef João Sá iniciou o seu caminho na Escola de Hotelaria do Estoril com apenas 14 anos. Formado em cozinha, somou experiências em casas emblemáticas como a Bica do Sapato, a Pousada de Queluz e o restaurante Viridiana, em Madrid. Trabalhou com nomes de referência como Alfredo Hervias, Vasco Gallego e Jerónimo Ferreira, passando pelo Sheraton do Porto e pelo 100 Maneiras, onde foi subchefe de Ljubomir Stanisic. Fundou o restaurante G-Spot ao lado do escanção Manuel Moreira, ousando mudar semanalmente o menu de degustação. Hoje, é um dos rostos por detrás do prestigiado Sála de João Sá, distinguido com uma estrela Michelin — reconhecimento que simboliza o seu compromisso inabalável com a inovação e a qualidade. Com a sua mulher, lidera ainda uma empresa que gere quatro espaços gastronómicos de referência: Marlene Vieira no Mercado da Ribeira, o Zunzum, o Marlene e, claro, o Sála. Os seus planos para o futuro incluem expandir este último projeto e continuar a redefinir a gastronomia portuguesa no panorama global.
Já a Chef Marlene Vieira traz consigo um percurso de resiliência, talento e reinvenção. Descobriu a vocação aos 12 anos e nunca mais parou de perseguir o seu sonho, enfrentando um universo ainda dominado por homens com coragem e autenticidade. Com passagens marcantes por Nova Iorque e vários hotéis e restaurantes de luxo, Marlene construiu uma carreira de excelência, fiel às suas raízes e sempre pronta a desafiar os limites da tradição. Apresentadora do programa “Cozinha de Chef”, Marlene abre-nos as portas da sua cozinha e partilha receitas exclusivas, truques profissionais e sugestões de harmonização com vinhos, democratizando os segredos da alta cozinha com criatividade, técnica e simplicidade. A sua missão é clara: mostrar que o fine dining pode ser acessível a todos, sem perder o brilho da sofisticação.
Episódio 1 – Guilherme Geirinhas e Margarida
Descobrir os convidados deste episódio exige um pouco de…violência, já que a chef Marlene e o chef João têm de destruir uma pinhata para ter acesso às pistas.
Assim que percebem que os convidados são Guilherme Geirinhas e Margarida Santos, os chefs planeiam um menu à volta dos gostos do casal. Porém, quando a chef Marlene vai preparar um dos pratos principais, percebe que o marido usou o ingrediente principal num jantar com amigos. Os chefs conseguem dar a volta ao menu e receber com sucesso os seus convidados.
Episódio 2 – Rita Blanco e Hugo Van der Ding
A pista desta semana obriga a chef Marlene Vieira e o chef João Sá a ler para descobrir que os seus convidados para o almoço são Rita Blanco e Hugo Van der Ding. O casal de chefs discute entre si até chegarem ao menu vegetariano ideal para servir a Rita Blanco. Quando os convidados chegam, conversam de temas tão díspares como vinho natural, a pronúncia correcta de Gouda, o facto de não haver uma medalha para os chefs com estrela Michelin e as coisas mais inusitadas que fizeram em restaurantes.
Episódio 3 – Fátima Lopes e Rodrigo Gomes
Um rolo de cozinha esconde quem são os convidados para o jantar. Depois de decifrar a mensagem que a filha lhes deixou, a chef Marlene Vieira e o chef João Sá começam a preparar o jantar para Fátima Lopes e Rodrigo Gomes. Pratos tradicionais das zonas por onde os convidados passaram ao longo da vida, são o mote para um jantar animado em que se fala de temas tão díspares como viver no campo e o gosto pela música.
Episódio 4 – Luana do Bem e José de Pina
No primeiro episódio de Prova de Amizade, a chef Marlene Vieira e o chef João Sá recebem em sua casa Luana do Bem e José de Pina. Depois de decidirem que pratos agradariam aos convidados, dedicam-se à confeção do jantar a quatro mãos. Um percalço põe em causa o jantar, mas Marlene e João concluem com sucesso a refeição planeada. Os convidados chegam e, enquanto jantam, a conversa deriva desde alergias, a tuk tuks até à técnica ideal para fazer a manobra de Heimlich a si próprio.
Episódio 5 – Joana Marques e Daniel Leitão
Um rádio misterioso anuncia os novos convidados do Prova de Amizade, Joana Marques e Daniel Leitão. Após cuidadosa consideração sobre o menu do jantar, a chef Marlene Vieira e o chef João Sá começam a cozinhar. No entanto, ao receberem uma mensagem de Daniel com um pedido especial, têm de redefinir a estratégia. Os convidados deliciam-se com o jantar e com a conversa, embora um dos convidados tenha levado… pimenta na língua.
Episódio 6 – Ana Guiomar e Pedro Teixeira
A cozinha da chef Marlene Vieira e do chef João Sá entra em festa ao receber Ana Guiomar e Pedro Teixeira. Depois de reinventarem pratos tradicionais portugueses e piscarem o olho a um dos pratos favoritos de Pedro Teixeira, os chefs descobrem os talentos culinários dos seus convidados, descobrem tudo sobre o carnaval de Torres e oferecem-lhes um retorno às origens com uma sobremesa especial de morangos.
Episódio 7 – Carolina Deslandes e Iolanda
Isabel é a autora das pistas deste episódio. Através dos desenhos da filha, a chef Marlene Vieira e o chef João Sá descobrem que as convidadas desta noite são Carolina Deslandes e Iolanda. Enquanto preparam o jantar, Marlene e João cantam as suas músicas favoritas do festival da Eurovisão. As duas cantoras partilham o seu processo criativo e os quatro fazem um jogo em que tentam adivinhar a melodia que o outro está a cantarolar. O jantar é interrompido pela falta de luz, que em nada estraga a refeição.
Episódio 8 – Inês Lopes Gonçalves e Júlio Isidro
A chef Marlene e o chef João Sá descobrem pistas para os próximos convidados “plantadas” num bonsai. Os pratos escolhidos remetem para as origens de Inês Lopes Gonçalves e Júlio Isidro. No entanto, João percebe que deixou a cataplana no restaurante e tem de ir ao vizinho pedir uma emprestada. Inês e Júlio chegam para jantar e o apresentador revela que “comia revistas” e até chegou a comer 16 rissóis de camarão.
Episódio 9 – Luís Pinheiro e Pedro Fernandes
A descoberta dos convidados deste episódio é doce, já que Isabel escondeu as pistas numa máquina de pastilhas elásticas. A chef Marlene Vieira e o chef João Sá têm de “mastigar” as pistas até descobrir que os seus convidados são Pedro Fernandes e Luís Pinheiro. Assim que começam a preparar a refeição, os chefs percebem que a filha lhes pregou uma partida e trocou as panelas deles, pelas suas panelas de brincar. No entanto, isso parece não incomodar os convidados que se deliciam com as iguarias dos chefs e conversam sobre os seus dotes culinários.
Episódio 10 – Soraia Chaves e Ivo Canelas
Neste episódio, Isabel decidiu não dar pistas aos pais para eles adivinharem os convidados desta noite. No entanto, a chef Marlene Vieira e o chef João Sá têm uma vantagem: cada um deles sabe a identidade de um convidado e fazem um jogo para tentar adivinhar o convidado cuja identidade desconhece. Ao perceberem que os seus convidados são Soraia Chaves e Ivo Canelas, os chefs desenvolvem um menu baseado em viagens que os actores fizeram. Quando já estavam avançados no processo, Ivo envia-lhes uma mensagem a relembrar que não come carne, por isso, o menu tem de ser alterado. Tudo acaba por correr bem e os quatro partilham memórias de viagens e experiências.