Esta é a receita favorita de bolachas com pepitas de chocolate da chef Anna Olson. Se estás à procura de um ponto de partida para um novo ritual na cozinha ou para colocar os mais pequenos a “meter a mão na massa”, esta é a receita certa.
Rende cerca de 2½ dúzias de bolachas
Tempo de preparação: 10 minutos, mais tempo de arrefecimento
Tempo de cozedura: 15 a 17 minutos
PREPARAÇÃO:
- Bate bem a manteiga com o açúcar amarelo e o açúcar granulado à mão. Adiciona o ovo e a baunilha e bate bem.
- Numa tigela separada, peneira a farinha juntamente com o amido de milho, o bicarbonato de sódio e o sal. Adiciona os ingredientes secos à mistura de manteiga e mexe até ficar homogéneo. Acrescenta as pepitas de chocolate e as nozes pecan, se estiveres a usar.
- Forra um tabuleiro para fornos com papel vegetal. Com uma colher de gelado pequena ou uma colher de sopa, coloca porções de massa (cerca de 2 colheres de sopa/30 mL) em dois tabuleiros.
- Deixa cozer num forno pré-aquecido a 190°C durante 10 a 12 minutos, até ficarem douradas nas bordas. Imediatamente após retirar as bolachas do forno, bate levemente o tabuleiro na bancada para achatar as bolachas.
- Deixa as bolachas arrefecerem no tabuleiro. Depois, podem ser guardadas num recipiente hermético à temperatura ambiente por até 3 dias.
**Adicionar amido de milho à massa mantém as bolachas macias no centro porque retém a humidade. É um truque que a chef Anna Olson descobriu ao fazer um pavlova, uma sobremesa de merengue com centro macio, e funciona igualmente bem com bolachas. Voilà, a minha “assinatura” foi criada.