Vamos começar por cozer o feijão num caldo com água fria, louro e alho esmagado. Depois vamos arranjar o choco. Separamos a cabeça do restante corpo e limpamos a tinta. Vamos trabalhar o choco de duas formas. Os tentáculos vamos marinar com sal, limão, alho picado e pimenta.
Preparamos um refogado com cebola, alho e azeite. Aqui vamos juntar a tinta do choco e os desperdícios. Este será um intensificador de cor e sabor. Acrescentamos também parte do feijão cozido e algum caldo do mesmo. Depois de cozido trituramos este preparado para fazer um puré.
O corpo do choco vamos cortar em cubos e por numa frigideira com um dente de alho e azeite. Cozinhamos este preparado em lume branco. Depois de cozinhado juntamos aqui tomate, coentros e cebolinho. Temperamos com pimenta preta.
É tempo de preparar um polme para fritar os tentáculos. Vamos precisar de: farinha de milho e farinha de trigo. Envolvemos aqui os tentáculos de choco que marinámos.
Colocamos óleo a aquecer até chegar aos 180º. E fritamos aqui os tentáculos até ficarem douradinhos.
Vamos empratar a nossa feijoada. Na base pomos o puré de feijão com tinta de choco. Depois os tentáculos e finalizamos com coentro.