PREPARAÇÃO:
- Num tacho, junte o polvo com a água da descongelação, uma cebola, 4 dentes de alho e 2 folhas de louro. Regue com ½ litro de vinho tinto, adicione a pimenta preta e assim que levantar fervura, deixe cozinhar em lume brando, cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, deixe repousar mais 15 minutos, tapado.
- Enquanto isso, leve a assar as batatas, cobertas com sal grosso, a 180º, por cerca de 50 minutos. Depois, passe–as a puré.
- Numa taça junte o puré, farinha sem fermento, 1 gema, sal, pimenta e envolva tudo até ter uma massa homogénea.
- Forme um cilindro e corte os gnocchis.
- Encha um tacho com água, tempere com sal e assim que levantar fervura, coza os gnocchis por 3 minutos ou até flutuarem. Aí retire, coloque sobre um tabuleiro untado com azeite e reserve.
- Com o polvo já repousado, corte–o em pedaços, regue com azeite, junte tomate cherry, dentes de alho esmagados, louro e leve ao forno, a 200º, por 15 minutos.
- Enquanto isso, aqueça uma frigideira, junte 1 fio de azeite, acrescente os gnocchis, os pimentos padron em rodelas, sal, pimenta e manteiga. Deixe saltear até alourar.
- Sirva os gnocchis no fundo do prato, por cima o polvo e o tomate asado. Regue com 1 fio de azeite e finalize com os rebentos de coentro.