PREPARAÇÃO:
- Limpe a pele da truta com sal grosso e papel absorvente. Depois limpe também o interior: descarte a tripa, a cabeça, corte a meio, retirando a espinha central e preserve dois filetes.
- De seguida, mergulhe os filetes em água com gelo por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, absorva o excesso de água, retire as espinhas do filete e coloque num tabuleiro com a
pele virada para baixo. - Cubra todo o peixe com sal fino e açúcar branco e leve a curar no frio por 1 hora.
- Enquanto isso, coza as cenouras com sal e depois de cozinhadas acrescente azeite, cominhos, orégãos, vinagre de vinho branco, sal, pimenta, 1 dente de alho e triture até obter um puré.
- Para o gaspacho: junte o pão, o tomate, a cebola, o pepino, o pimento, o alho, oregãos, sal, azeite, vinagre de vinho branco, cubra com água e triture tudo e no fim coe o líquido.
- Com os filetes de peixe já curados e mais firmes, passe-os por água, seque e retire a pele. A seguir, mergulhe em vinagre de arroz por cerca de 30 segundos, coloque sobre papel
absorvente e reserve. - Leve a fritar com azeite, alho e sal, os cubos de pão até estarem crocantes.
- No prato, comece por colocar o puré de cenoura, pedaços de truta, os pickles de cebola, os crutons, rebentos de coentros e flores. Finalize com azeite sobre a truta e o gaspacho por todo
o prato.