Arroz de Frango com enchidos – Cozinhamos Contigo

Arroz de Frango com enchidos – Cozinhamos Contigo

Nélia Miguel, da Madeira, propõe esta receita à chef Lúcia Ribeiro. Para 8 pessoas vais precisar de:

– 2 peitos de frango

– 1 pedaço de bacon

– 300 gr de arroz

– 1 farinheira

– 1 chouriço

– ½ morcela

– 1 cebola

– 1 ovo

– 150 ml de vinho branco

– Azeite

– Sal

Modo de Preparação

  1. Coloca a morcela e a farinheira numa panela com água. Reserva umas rodelas de chouriço cruas e adiciona o restante. Coze durante 10 minutos em lume brando para que não se desfaçam. Retira os enchidos e reserva a água da cozedura. Deixa que os enchidos arrefeçam até que os consigas cortar às rodelas sem te queimares.
  2. Corta uma cebola e refoga numa frigideira com um pouco de azeite. Junta o bacon cortado em pequenos cubos, tempera com sal e refoga. Adiciona o arroz e um pouco de vinho branco e deixa o álcool evaporar.
  3. De seguida, cobre com a água de cozedura que reservaste e cozinha durante 10 minutos. O arroz irá acabar de cozer no forno com a água da cozedura, por isso deverá ficar al dente.
  4. Numa frigideira aloura as rodelas de chouriço cru que tinhas reservado anteriormente.  Assim ficarão mais crocantes.
  5. Num pirex coloca uma base de arroz e por cima uma camada de enchidos e o frango desfiado. Repete este processo duas vezes e adiciona um pouco de caldo de cozedura dos enchidos.
  6. Pincela a última camada de arroz com ovo e decore com os pedaços de chouriço que tinhas alourado na frigideira. Leva ao forno a 180 ºC durante 45 minutos ou até que o arroz esteja completamente seco.