Babka de chocolate – Pastelaria para Todos

Babka de chocolate – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: média; tempo: 2h30)

Para a massa:

265g farinha

50g açúcar

15g fermento fresco

80g leite

75g ovo

75g manteiga

1 pitada de sal

Para a pasta de chocolate

90g chocolate 70%

60g manteiga

50g açúcar em pó

20g cacau em pó

Noz moscada

Preparação:

Para a massa:

Na batedeira com o gancho, colocam-se todos os ingredientes à excepção da manteiga. Quando a massa estiver homogénea, coloca-se a manteiga pouco a pouco e espera-se que seja absorvida pela massa antes de continuar a adicionar mais. Deixa-se a batedeira a uma velocidade média/alta até obter uma massa homogénea, lisa e elástica com cuidado para a massa não aquecer. Coloca-se no frigorífico enquanto se prepara a pasta.

Para a pasta de chocolate

Derrete-se o chocolate e a manteiga. Junta-se o açúcar em pó, o cacau em pó e um toque de noz moscada.

Estende-se o brioche na mesa com um pouco de farinha, faz-se um rectângulo com cerca de 0.5 cm de espessura. Estende-se a pasta de cacau sem chegar aos bordos da massa. Com um pincel e água, pintam-se os bordos do rectângulo e, com muito cuidado, começa-se a enrolar como uma torta. Coloca-se o rolo no frigorífico durante uns minutos enquanto se prepara a forma.

Numa forma para bolo inglês, unta-se a manteiga e polvilha-se com um pouco de farinha.

Retira-se o rolo do frigorífico e com uma faca corta-se ao meio no sentido do comprimento. Enrolam-se as duas metades como uma trança, unem-se as duas pontas e coloca-se a babka na forma.

Deixa-se fermentar durante um par de horas até obter o dobro do volume e leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 30-45 minutos ou até ter uma cor bonita e que, ao fazer o teste do palito, este saia seco.

Quando se retirar do forno pode-se pincelar, por exemplo, com uma calda de açúcar simples aromatizada com água de flor-de-laranjeira.