Bolachas de figos secos – Pastelaria para Todos

Bolachas de figos secos – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: média; tempo: 45 minutos)

Para o recheio:

200 g figos secos

30 g açúcar

120 g sumo de laranja

Raspas de meia laranja

50 g amêndoas picadas finas

Para a massa:

110 g manteiga a temperatura ambiente

100 g açúcar

50 g açúcar mascavado light

50 g ovo (1 ovo)

250 g farinha

10 g fermento químico

1 pitada de sal

Preparação:

Para o recheio:

Num tacho, colocam-se os figos secos, o açúcar e o sumo de laranja e deixa-se ferver por cerca de 5 minutos. Retira-se do lume e deixa-se repousar por cerca de 30 minutos num processador de alimentos, tritura-se esta mistura até obter uma pasta suave. Numa tigela, mistura-se a pasta com as amêndoas picadas muito finas e as raspas de laranja e deixa-se arrefecer antes de utilizar.

Para a massa:

Na batedeira durante um par de minutos e com o batedor plano, mistura-se a manteiga e os açúcares até ficar em creme. Acrescenta-se o ovo e bate-se um pouco mais para se incorporar bem. Com a batedeira a velocidade baixa, acrescenta-se a farinha, o fermento e o sal e mistura-se até obter uma massa homogénea.

Entre dois papéis vegetais, estende-se a massa para obter um rectângulo com 0.5 mm de espessura e refrigera-se por cerca de 30 minutos.

Estende-se a pasta de figo no rectângulo de massa e começa-se a enrolar como uma torta. O rolo de bolacha envolve-se em película aderente para que mantenha a sua forma e leva-se ao congelador para que seja mais fácil de cortar.

Cortam-se as bolachas e dispõem-se numa bandeja de forno com papel vegetal ou tapete de silicone. Leva-se ao forno a 170ºC por cerca de 12 a 15 minutos até que obtenham uma bela cor dourada.

Deixa-se arrefecer e serve-se.