Bolo de cenoura e queijo – Pastelaria para Todos

Bolo de cenoura e queijo – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: baixa: tempo: 1 hora)

Para o bolo

250 g cenoura ralada

4 ovos

100 g óleo vegetal

300 g açúcar

220 g farinha

14 g fermento

1 pitada de canela

1 pitada de noz moscada

Recheio de queijo creme

140 g nata 35%

75 g açúcar em pó

1 pitada de sal

225 g queijo creme

Raspas de limão

Preparação:

Para o bolo:

Na batedeira, bate-se ligeiramente os ovos com o açúcar. Acrescenta-se o óleo e a cenoura e envolve-se bem. Finaliza-se com a farinha, o fermento, a canela, e a noz moscada.

Leva-se ao forno pré-aquecido a 180ºC numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixa-se no forno até que, quando se fizer o teste do palito, este saia limpo. Deixa-se arrefecer numa grelha de arrefecimento, envolve-se em película aderente e guarda-se no congelador.

Recheio de queijo creme

Na batedeira mistura-se o queijo com o açúcar até obter um creme espesso. Acrescentam-se as natas pouco a pouco sem deixar de bater. Finaliza-se com a pitada de sal e a raspa de limão a gosto. Deve-se obter um creme liso mas espesso. Reserva-se no frigorífico durante pelo menos um par de horas antes de utilizar.

Montagem:

Corta-se o bolo em 2 ou 3 partes. Enche-se um saco pasteleiro com o creme de queijo. No prato onde se for servir, coloca-se uma colher de chá de creme de queijo para que o bolo não saia do lugar. Coloca-se o primeiro bolo e com o saco pasteleiro recheia-se com um desenho bonito desde as pontas até ao centro. Cobre-se com o segundo bolo e torna-se a rechear. Cobre-se com o terceiro bolo e leva-se ao frigorífico para que ganhe um pouco de firmeza. Na parte de cima coloca-se um pouco mais de creme de queijo e decora-se com lâminas finas de cenoura baby passadas por uma calda de açúcar.