Bolo de merengue com framboesa e Iogurte -Pastelaria para Todos

Bolo de merengue com framboesa e Iogurte -Pastelaria para Todos

Deixamos-te um bolo de merengue com framboesa e Iogurte do chef Carlos Fernandes já a pensar no fim de semana:

Para o Merengue:
5 claras
240 g Açúcar
85 g água

Para o creme de Iogurte
400 g queijo creme
125 g iogurte grego
50 g açúcar em pó
Sumo de limão

Para decorar:
Framboesas
Menta

Preparação:
Para o Merengue:
1. Num tacho, junta a água e o açúcar e leva ao lume até atingir os 121ºC. Enquanto isso, começa a bater as claras em castelo na batedeira. Quando a calda chegar aos 121ºC, retira do lume e deixa repousar durante uns segundos e verte em fio nas claras com a batedeira em velocidade média/baixa.
2. Deixa o merengue a bater até arrefecer. Quando estiver pronto, coloca num saco pasteleiro e, numa bandeja de forno com papel vegetal, forma 3 discos de merengue. Levam-se ao forno pré-aquecido a 120ºC durante 10 minutos. Baixa a temperatura do forno para 100ºC e deixa os merengues durante mais 90 minutos, até que fiquem completamente secos.
Para o creme de iogurte
3. Bate o queijo, o iogurte e o açúcar em pó na batedeira até obter uma mousse. Junta umas gotas de sumo de limão e guarda-o no frio.
Para a montagem do bolo:
4. No prato onde se vai servir, coloca uma colher de chá de creme de iogurte para colar o primeiro disco de merengue e para que não escorregue. Colocam-se as framboesas nas margens do disco e, no centro, recheia-se com o creme de iogurte. Cobre com o segundo disco de merengue e torna a repetir o processo. Finaliza com o terceiro disco de merengue e decora-o com mais framboesas e açúcar em pó. Serve de imediato.