Bolo Sacher – As melhores sobremesas do Mundo

Bolo Sacher – As melhores sobremesas do Mundo

Porque não começar a preparar o teu Dia dos Namorados com o Casa e Cozinha? Deixamos-te uma de “As Melhores Sobremesas do Mundo, o Bolo Sacher da Andrea Dopico. Vais precisar de:

Para o bolo:

7 ovos L

2/3 chávena ou 140 g de açúcar branco

½ copo ou 115 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

1 chávena ou 130 g de açúcar de pasteleiro

1 colher de chá ou 5 ml de essência de baunilha

180 g de chocolate de culinária

130 g de farinha

½ colher de chá

Para a geleia:

500 ml de geleia de damasco

175 ml de água

300 g de açúcar branco

180 g de chocolate meio doce

MODO DE PREPARAÇÃO

  1. A primeira coisa que tens de fazer é separar a clara da gema de sete ovos. Bate 7 claras de ovo com 140 g de açúcar branco, adicionando gradualmente. Reserva.
  2. Pré-aquece o forno a 170ºC.
  3. Para preparar a base do bolo, mistura 115 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente e 130 g de açúcar de pasteleiro.
  4. Nessa tigela, junta as 7 gemas que reservaste e uma colher de chá de essência de baunilha e mistura tudo.
  5. Acrescenta 180 gramas de chocolate frio à mistura.
  6. Numa nova tigela, prepara os ingredientes secos: 130 g de farinha para bolos e meia colher de chá de sal.
  7. Nesta altura, pega na tigela com a manteiga, as gemas e o chocolate e adiciona de forma alternada e pouco a pouco a tigela com as claras de ovo e a tigela com os ingredientes secos até obteres uma massa.
  8. Unta e forra uma forma de fundo amovível de 22 cm de diâmetro com papel vegetal. Verte a massa na forma, coloca-a no forno e espera 50 a 60 minutos. Quando o tempo passar, retira a forma do forno e deixa-la arrefecer.
  9. Para a geleia de damasco, tritura 500 ml de marmelada de damasco e passa por um coador antes de a utilizar.
  10. Quando o bolo estiver frio, corta-o em dois de forma transversal e coloca uma fina camada de geleia de damasco na superfície e nos lados dos dois pedaços de bolo. Não importa se a geleia escorre um pouco dos lados. Volta a juntar os bolos. Enquanto a cobertura de damasco arrefece com o bolo no frigorífico, monta a cobertura de chocolate. Para isso, coloca uma panela com 170 ml de água em lume alto e adiciona 300 g de açúcar branco e 180 g de chocolate de culinária.
  11. Quando a temperatura atingir 111ºC, mexe lentamente com uma espátula e retira a panela do lume para arrefecer durante 1 ou 2 minutos.
  12. Tira o bolo do frigorífico e coloca-o sobre um tabuleiro coberto com papel vegetal, de modo a que todo o chocolate que não se agarre ao bolo caia sobre o papel. Verte o chocolate sobre o bolo e empurra-o cuidadosamente para as bordas com um pincel.
  13. Finalmente, enquanto o chocolate ainda está mole, desenha algumas linhas retas na superfície do vidrado de chocolate com um garfo ou um instrumento de cozinha de ponta fina. Podes também colocar algumas pérolas de açúcar. Refrigera um pouco o bolo para que a cobertura de chocolate endureça mais rapidamente.
  14. Podes servir.