Receitas

Bolos doces de Earl Grey com cobertura de limão Meyer – Os Doces de Anna Olson

O aroma de um chá Earl Grey vem sobretudo da bergamota, um citrino muito fragrante. Estes delicados bolos de chá têm a cor de uma chávena de chá Earl Grey com leite, mas depois têm uma cobertura de limão Meyer, outro citrino aromático que complementa o bolo.

 

Faz 10 bolos de chá

Tempo de preparação: 35 minutos

Tempo no forno: 18 minutos

 

INGREDIENTES:

Bolos

¼ chávena – 60 ml leite meio gordo

2 saquetas de chá Earl Grey (ou duas colheres de chá/10 ml de chá solto

45 g – chocolate de leite, picado

½ chávena – 115 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

½ chávena – 100 g açúcar granulado

1 colher de chá – 5 ml raspa de limão Meyer fina*

2 ovos grandes à temperatura ambiente

2/ 3 chávena – 100 g farinha multiusos

1 colheres de chá – 3 g fermento em pó

Pitada de sal

 

Cobertura

½ chávena – 115 g manteiga sem sal, à temperatura ambiente

2 chávenas – 260 g açúcar em pó peneirado

1 limão Meyer

1 colher de chá – 5 ml extrato de baunilha

Açúcar de decoração e gomas de fatia de limão cortada ao meio, para decorar

 

PREPARAÇÃO:

  1. Aquecer o forno a 180 °C e forrar formas de queques com 10 formas de papel.
  2. Aquecer o leite com o chá em lume médio (não deixar ferver) e depois reduzir o lume a médio-baixo e deixar o chá assentar durante cerca de 5 minutos. Retirar as saquetas de chá, espremendo-as bem (ou coar o chá solto, se o usar) e juntar o chocolate ao tacho, mexendo em lume baixo até estar derretido. Reservar para arrefecer até à temperatura ambiente.
  3. Bater a manteiga, o açúcar e a raspa de limão à mão, com a batedeira elétrica ou numa misturadora de pé com o utensílio da pá em velocidade média-alta até estar bem misturado. Juntar os ovos um a um, batendo bem depois de cada adição (não se preocupe se a mistura não parecer lisa – ficará lisa depois de acrescentar a farinha e o leite).
  4. Numa taça separada, peneirar a farinha, o fermento em pó e o sal. Juntar metade da farinha à massa e bater até estar misturado, juntando depois o leite com o chá e bater. Juntar a farinha restante e continuar a bater até ficar liso – a massa ficará um pouco mole, mas sedosa. Dividir pelas formas de queque e levar ao forno durante cerca de 18 minutos, até que um palito inserido no centro do bolo saia limpo. Deixar os bolos arrefecer completamente na forma numa grelha.
  5. Para a cobertura, bater a manteiga com 1 chávena (130 g) do açúcar em pó com a batedeira elétrica ou uma batedeira de pé com o utensílio de pá, até ficar liso. Juntar duas colheres de chá (10 ml) de raspa do limão Meyer, depois espremer o limão e juntar duas colheres de sopa (30 ml) do sumo à taça, assim como a baunilha e bater bem. Juntar a restante chávena (130 g) do açúcar em pó e bater a baixa velocidade para começar, aumentando depois para média-alta, batendo durante dois minutos até estar leve e fofo. Pôr a cobertura em cima de cada bolo com a ajuda de uma colher ou do saco de pasteleiro e terminar com um salpico de açúcar de decoração e adicionar uma pequena goma de limão.

 

Os bolos de chá aguentam, bem embrulhados à temperatura ambiente, até três dias.

 

* Se não conseguir encontrar limão Meyer, use a raspa e o sumo da combinação de limão e tangerina em partes iguais.

advanced divider

Partilhar:

Últimas Receitas: