Caracol de Dinamarquês com Cereja – Os Doces de Anna Olson

Caracol de Dinamarquês com Cereja – Os Doces de Anna Olson

Rende: 12

Tempo de preparação: 30 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

 

½ receita Massa de dinamarqueses

½ chávena 125 g compota de cereja

1 chávena 250 ml cerejas sem caroço (congeladas, descongeladas ou em conserva), bem escorridas

1 ovo batido com 2 colheres de sopa (30 ml) de água, para pincelar

½ chávena 125 g compota de alperce ou geleia de maçã

  1. Numa superfície levemente polvilhada com farinha, estender a massa num quadrado de 12 polegadas (30 cm) e aparar as pontas. Cortar a massa em 12 tiras de uma polegada (25 mm). Enrolar cada tira sem a esticar demasiado e depois dar ao enrolado a forma de uma espiral. Colocar cada dinamarquês num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga, metendo cada ponta da espiral debaixo dos bolos. Cobrir o tabuleiro com uma toalha de chá e deixar a massa a levedar durante 2 ½ horas.
  1. Preaquecer o forno a 375 °F (190 °C). Misturar a compota de cereja e as cerejas bem escorridas. Pincelar cada bolo com o ovo e depois colocar uma colher de sopa do recheio de cereja no centro de cada dinamarquês, usando as costas da colher para pressionar suavemente a massa no centro, de forma a manter o recheio no sítio. Levar os dinamarqueses ao forno durante cerca de 30 minutos, até ficarem com um tom dourado. Deixar os dinamarqueses arrefecer 20 minutos no tabuleiro de forno.
  1. Para dar brilho aos dinamarqueses, derreter a compota de alperce ou geleia num pequeno tacho em lume médio baixo (se usar compota de alperce, coar os bocados de fruta antes de usar). Pincelar a compota ou geleia por cima de cada dinamarquês, deixar assentar durante um minuto e depois servir.