Carne de porco à Alentejana – Cozinhamos Contigo

Carne de porco à Alentejana – Cozinhamos Contigo

Fátima Delgado, da Figueira da Foz, propõe esta receita à chef Lúcia Ribeiro. Para 4 pessoas vais precisar de:
– 1 kg de carne de porco
– 500 gr de amêijoas
– 500 gr de camarões
– 100 gr de pickles de pepino e cebolinhas
– 3 colheres de massa de pimento
– 3 colheres de banha
– 1 cabeça de alho
– 3 alhos
– 4 batatas
– Vinho branco
– 1 laranja
– 1 limão
– Óleo de girassol
– Azeite
– Coentros
– Sal
 
Modo de Preparação
1. Para preparar a pasta de alho, deves assar a cabeça de alho no forno durante 20 minutos a 180ºC. Quando os alhos estiverem aquecidos, retira toda a pasta de alho que tiver sido gerada no seu interior.
2. Tempera a carne de porco com a pasta de alho, a massa de pimento e um pouco de vinho branco e deixa repousar durante 1 hora.
3. Numa frigideira coloca um pouco de azeite e deixa aquecer a lume brando. Refoga os alhos esmagados e adiciona as amêijoas reservando 4 delas para depois. Adiciona um pouco de vinho e tapa até que as amêijoas abram.
4. Passados 4 ou 5 minutos as amêijoas estarão abertas e poderás adicionar os camarões descascados. Adiciona o sumo de um limão e um punhado de coentros para aromatizar. Volta a tapar e deixa cozinhar por mais 2 minutos.
5. Numa outra frigideira, derrete em lume brando a banha e adiciona um pouco de azeite. Quando estiver quente, aloura a carne de todos os lados.
6. Num tacho coloca no fundo as 4 amêijoas que tinhas reservado. Desta forma o guisado não irá agarrar ao fundo do tacho. Adiciona a carne, as amêijoas com os camarões e cozinha em lume brando durante cerca de 5 minutos para que os sabores se misturem bem.
7. Para acompanhar este prato, corta umas batatas em cubos e frita-as. Poderás limpar bem a pele das batatas e fritá-la, dando assim um toque crocante ao prato. Tempera com sal e reserva.
8. Adicionalmente, descasca uma laranja separando todos os gomos e reserva-os para o empratamento.
9. Coloca a carne com o marisco e as batatas num prato. Acompanha com os gomos de laranja, os pickles de pepino e cebolinhas. Podes decorar com um pouco de salsa picada.