[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22.3″][et_pb_row _builder_version=”3.25.4″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”3.0.74″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]
Trata-se de uma mistura de frutos silvestres de quase qualquer tipo, sendo que os mais comuns são framboesas, mirtilos e amoras. Pode colocar mais de qualquer um deles, para se adaptar ao seu gosto, ou usar doses iguais de cada fruto.
Rende: 4 doses
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
Fruta:
4 chávenas 1 l mistura de frutos silvestres frescos (framboesas, mirtilos, amoras)
1 pera fresca, descascada e cortada em cubos
½ chávena 125 ml compota de frutos silvestres (à sua escolha), misturada para amaciar
1 colher de chá 5 ml extrato de baunilha
Cobertura do cobbler:
1 ½ chávenas 225 g farinha multiúso
3 colheres de chá 40 g açúcar, mais para salpicar
1 ½ colher de chá 7 ml fermento em pó
¼ colher de chá 1 ml sal
6 colheres de sopa 90 g manteiga sem sal fria, cortada aos bocados
6 colheres de sopa 90 ml leite
2 colheres de sopa 30 ml xarope de ácer
1 gema de ovo grande
1 colher de chá 5 ml extrato de baunilha
- Preaquecer o forno a 375 °F (190 °C).
- Misturar suavemente os frutos vermelhos e a pera aos cubos com a compota e a baunilha mexidas. Colocar a fruta em recipientes de ir ao forno do tamanho de uma chávena. Colocar os recipientes num tabuleiro de forno forrado com papel manteiga.
- Para a cobertura do cobbler, misturar a farinha, o açúcar, o fermento e o sal numa taça. Utilizando um cortador de massa ou os dedos, juntar a manteiga até a mistura estar quebradiça. Num recipiente em separado, bater o leite, o xarope de ácer, a gema e a baunilha. Juntar tudo de uma só vez à mistura de farinha e misturar até estar uniforme (a cobertura parecerá uma massa de scones mole). Deitar isto em bocados por cima da fruta, deixando espaço entre os bocados, já que a massa aumentará de tamanho ao cozer. Salpicar os cobblers com um pouco de açúcar e levar ao forno durante cerca de 30 minutos – para verificar se está pronto, abrir um bocadinho da cobertura do cobbler, para ver se está completamente cozida perto da fruta (não deve ter um aspeto húmido). Deixar os cobblers arrefecer 15 minutos antes de servir.
Os cobblers podem ser servidos com uma colher de gelado.
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]