Trata-se de uma mistura de frutos silvestres de quase qualquer tipo, sendo que os mais comuns são framboesas, mirtilos e amoras. Pode colocar mais de qualquer um deles, para se adaptar ao seu gosto, ou usar doses iguais de cada fruto.
Rende: 4 doses
Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 30 minutos
PREPARAÇÃO:
1) Pré-aquecer o forno a 190 °C.
2) Misturar suavemente os frutos vermelhos e a pera cortada em cubos com a compota e a baunilha. Distribuir a fruta por recipientes de ir ao forno com capacidade para uma chávena e colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal.
3) Para a cobertura do cobbler, misturar numa taça a farinha, o açúcar, o fermento e o sal.
4) Juntar a manteiga fria à mistura de farinha, utilizando um cortador de massa ou os dedos, até obter uma textura quebradiça.
5) À parte, bater o leite com o xarope de ácer, a gema e a baunilha.
6) Juntar a mistura líquida de uma só vez aos ingredientes secos e misturar até ficar uniforme. A massa deverá ter uma textura semelhante à de scones moles.
7) Distribuir a massa em pequenos bocados sobre a fruta, deixando espaço entre eles, pois a cobertura irá crescer durante a cozedura.
8) Polvilhar com um pouco de açúcar e levar ao forno durante cerca de 30 minutos, verificando se a cobertura está bem cozida junto à fruta e sem aspeto húmido.
9) Retirar do forno e deixar arrefecer durante 15 minutos antes de servir.
10) Servir simples ou acompanhado de uma colher de gelado.