Doughnuts – Pastelaria para Todos

Doughnuts – Pastelaria para Todos

Para celebrar este Dia do Doughnut, apresentamos uma receita exclusiva do chef Carlos Fernandes!

Ingredientes:
– 280g Farinha
– 45g açúcar
– 3g sal
– 1 ovo
– 120g leite
– 40g manteiga sem sal
– 6g fermento padeiro seco

Preparação:

1. Na batedeira, com o gancho, juntar a farinha, açucar e sal. Dissolver o fermento no leite morno e juntar a manteiga derretida, seguida do ovo.
 
2. Adicionar os líquidos aos sólidos e amassar em velocidade media/alta até obter uma massa lisa e elástica. A massa pode ser feita à mão, mas demora um pouco mais a ficar no ponto (não precisa de mais liquido nem farinha, deve ser trabalhada até chegar à textura certa. Inicialmente estará bastante pegajosa, mas com o tempo de amassado ficará no ponto).
 
3. Deixar repousar numa tigela com um pouco de óleo ou zeite, à temperatura ambiente, durante 1 hora a 1 hora e meia (a massa duplica de volume).
 
4. Esticar a massa com o rolo, numa bancada com farinha, até cerca de 1 cm de altura.
 
5. Cortar com o corta massas (primeiro um grande para o exterior e de seguida um pequeno para o buraco interior do doughnut).
 
6. Deixar repousar em papel vegetal por mais 30 minutos e fritar em óleo a cerca de 160ºC (deve ser um leve borbulhar. Se a temperatura estiver demasiado alta, o borbulhar vai ser intenso, os doughnuts ganham cor demasiado rápido e podem não cozer no interior)
 
7. Comer simples ou decorados.