Massa Dinamarquesa – Os Doces de Anna Olson

Massa Dinamarquesa – Os Doces de Anna Olson

Rende: ½ kg massa

Faz: 24 dinamarqueses individuais

Tempo de preparação: 2 horas

Lêveda:

1 1/2 chávenas 375 ml água quente (115 °F/46 °C)

1 colher de sopa 10 g fermento instantâneo

1 chávena 150 g farinha

Massa:

1 ½ chávenas 225 g farinha multiúso

1 ¼ chávena 140 g farinha para bolos

¼  chávena 50 g açúcar

1 colher de chá 5 g sal

1 ¼ chávenas 285 g manteiga sem sal fria, cortada aos bocados

 

  1. Para a lêveda, misturar a água, o fermento e a farinha à mão numa taça grande ou na taça de uma batedeira de pé (montar o gancho de massa para o próximo passo).Deixar repousar durante 5 minutos.
  1. Para a massa, juntar as farinhas multiúso e para bolos à lêveda, juntamente com o açúcar, o sal e ¼ de chávena (60 g) da manteiga. Misturar isto com a ajuda da batedeira elétrica (com o utensílio em gancho) ou na batedeira de pé a baixa velocidade, até a farinha estar misturada, depois, aumentar um nível de velocidade e misturar, juntando a chávena de manteiga aos bocados restante, pouco a pouco, até a massa parecer elástica, mas a maioria dos bocados de manteiga continuar visível, cerca de 2 minutos. Tapar a taça e deixar a massa crescer durante 30 minutos e, depois, levar ao frigorífico durante pelo menos 2 horas.
  1. Numa superfície bem polvilhada com farinha, retirar a massa e polvilhá-la com um pouco de farinha. Estender a massa num retângulo de cerca de 18 polegadas (45 cm) de comprimento e 10 polegadas (25 cm) de largura. Puxar as duas pontas mais curtas da massa para se encontrarem no centro depois dobrar a massa ao meio no ponto em que se encontram (dobra de livro).Levar a massa ao frigorífico, tapada, durante apenas uma hora.
  1. Depois da primeira hora, retirar a massa e voltar a esticá-la num retângulo de 18X10 polegadas (15X25 cm), virar a massa e dobrá-la em três. Tapar e levar ao frigorífico durante uma hora. Repetir este passo mais uma vez e depois tapar e levar ao frigorífico durante pelo menos 4 horas ou durante a noite.