Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo de confeção: 1 hora e 30 minutos
Tempo total: 1 hora e 40 minutos
Doses: 4 ou 2 com as sobras
INSTRUÇÕES:
- Para fazer os merengues, pré-aqueça o forno a 120°C e forre um tabuleiro com papel vegetal.
- Numa tigela pequena, misture o açúcar e o amido de milho e reserve.
- Limpe uma tigela de metal, vidro ou cerâmica com papel de cozinha e adicione as claras de ovo e o sal.
- Utilizando uma batedeira, bata as claras em castelo até obter picos suaves e espumosos. Com a batedeira a funcionar, adicione lentamente a mistura de açúcar e continue a bater até o merengue ficar brilhante e os picos duros se manterem quando os batedores forem retirados da mistura.
- Bata a baunilha e, utilizando uma colher grande, deite quatro bolas grandes de merengue no tabuleiro preparado, criando uma reentrância no meio de cada uma.
- Coza durante 1 hora. Desligue o forno e deixe os merengues repousar no forno até arrefecerem completamente, cerca de 30 minutos.
- Entretanto, misture os morangos e o ruibarbo num tacho pequeno com o vinho ou a água e ¼ de medida de açúcar. Coloque em lume médio-baixo e cozinhe durante cerca de 10 a 15 minutos ou até a fruta começar a desfazer-se e a ganhar consistência de compota. Retire do lume e deixe arrefecer à temperatura ambiente. Cubra e guarde no frigorífico até estar pronto para montar.
- Pouco antes de servir, bata as natas com a restante colher de sopa de açúcar e o extrato de baunilha. Para servir, coloque um pouco de natas batidas no centro de cada pavlova e cubra com a fruta e um pouco de amêndoas torradas.
NOTA: Se quiser adiantar trabalho, os merengues podem ser confecionados até duas semanas antes e a fruta pode ser preparada com uma semana de antecedência. Os merengues que sobrarem podem ser conservados num recipiente fechado até duas semanas, à temperatura ambiente.