Tarte de café, avelã e toffee -Pastelaria para Todos

Tarte de café, avelã e toffee -Pastelaria para Todos

Fã de café? Então hoje é o teu dia! Celebramos o Dia Mundial do Café com esta receita de Tarte de café, avelã e toffee do jovem pasteleiro Carlos Fernandes! Vais precisar de:

Para a base da tarte:
– 210 g farinha
– 80 g açúcar em pó
-1 ovo
– 125 g manteiga à temperatura ambiente
– 25 g avelãs em pó
– 1 pitada de sal
Para o toffee:
– 200 g de açúcar
– 200 g nata
– 1 vagem de baunilha
– 20 g manteiga
– 1 pitada de flor de sal
Para a ganache de chocolate e café:
– 150 g nata
– 225 g chocolate negro 70%
– 15 g café moído
Para o chantilly de café:
– 500 g nata
– 25 g café moído
– 20 g açúcar em pó
– 1 ½ folhas de gelatina
Para decorar:
– Avelãs caramelizadas

Preparação:
Para a base da tarte:
1. Numa tigela, trabalha bem a manteiga até ficar em ponto de pomada. Acrescenta, pela ordem que se segue, o açúcar em pó, as avelãs em pó, o sal, o ovo e a farinha, certificando-te de que cada ingrediente está bem incorporado antes de adicionar o seguinte. Faz uma bola e cobre com película aderente. Leva ao frigorífico durante um par de horas para repousar.
2. Passado 2 horas, estende a massa e coloca numa forma para tarte previamente untada com manteiga. Pica o fundo com um garfo e guarda no frigorífico durante mais 45 minutos.
3. Coloca o forno a pré-aquecer a 180ºC. Corta um círculo de papel vegetal que será colocado por cima da massa e cobre com grão-de-bico seco. Leva ao forno durante 15 minutos. Retira o grão-de-bico e o papel e torna a colocar a massa durante cerca de 15 minutos mais, ou até que esta obtenha uma cor dourada. Deixa arrefecer bem antes de retirar da forma.

Para o toffee:
4. Num tacho ferve as natas com a baunilha. Noutro tacho, derrete o açúcar lentamente em lume brando, adicionando-o em 3 vezes, para que vá caramelizando aos poucos. Quando o caramelo estiver pronto, verte a nata em duas vezes, tendo muito cuidado com os salpicos e vapores. Deixa ir fervendo até que o caramelo se dissolva por completo. Deixa que o toffee arrefeça um pouco, retira a vagem de baunilha e adiciona o sal e a manteiga. Deixa arrefecer por completo e enche a base de tarte exceto um dos bordos.
Para a ganache de chocolate e café
5. Ferve as natas e o café e verte-as sobre o chocolate, passando por um passador. Emulsiona bem a ganache com a vara de arames e verte no que falta da base da tarte.
Para o chantilly de café
6. Esta preparação faz-se no dia anterior para dar tempo de repousar.
Demolha a gelatina em água e gelo. Num tacho, ferve metade das natas com o café. Deixa em infusão durante dois minutos e adiciona pela ordem que se segue, as folhas de gelatina, o açúcar e a nata restante. Passa-se tudo e guarda-se no frigorífico até ficar bem frio.
7. No dia seguinte, ao fazer a tarte, bate-se o chantilly e coloca-se num saco pasteleiro.
8. Decora a tarte com o chantilly e avelãs tostadas e caramelizadas.