Tarte de pêra, amêndoa e especiarias – Pastelaria para Todos

Tarte de pêra, amêndoa e especiarias – Pastelaria para Todos

Ingredientes (dificuldade: media; tempo: 30 minutos de preparação, 1h30 no total)

Para a base da tarte:

210 g farinha

80 g açúcar em pó

1 ovo

125 g manteiga a temperatura ambiente

25 g amêndoas em pó

1 pitada de sal

Para o creme pasteleiro

100 g leite

8 g açúcar

8 g amido de milho

16 g gemas

8 g açúcar

10 g manteiga

Para o creme frangipani:

140 g creme pasteleiro

100 g manteiga

100 g açúcar em pó

100 g amêndoa tostada em pó

2 ovo

40 g rum branco

Para as pêras

5 pêras rocha pequenas

400 g água

200 g açúcar

1 pau de canela

2 estrelas de anis

1 cravinho

1 pitada de curcuma

1 rodela de limão

Para decorar:

Açúcar em pó

Preparação:

Para a base da tarte:

Numa tigela, trabalha-se bem a manteiga até ficar em ponto de pomada. Adiciona-se pela ordem que se segue o açúcar em pó, as amêndoas em pó, o sal, o ovo e a farinha, certificando-se de que cada ingrediente está bem incorporado antes de adicionar o seguinte. Forma-se uma bola e cobre-se de película aderente. Leva-se ao frigorífico durante um par de horas para repousar.

Passado 2 horas, estende-se a massa e coloca-se numa forma de tarte previamente untada com manteiga. Pica-se o fundo com um garfo e guarda-se no frigorífico durante mais 45 minutos.

Coloca-se o forno a pré-aquecer a 180ºC. Corta-se um círculo de papel vegetal que se coloca por cima da massa e cobre-se de grão-de-bico seco. Assa-se durante 15 minutos. Retiram-se os grãos e o papel e leva-se ao forno durante cerca de 15 minutos mais, ou até que a massa adquira uma cor dourada.

Para o creme pasteleiro

Num tacho, junta-se o leite, o primeiro açúcar e o amido. Numa tigela, juntam-se as gemas e o segundo açúcar, batendo bem com a vara de arames.

Coloca-se o tacho em lume brando e cozinha-se mexendo bem com a vara de arames até ferver. Verte-se sobre as gemas e torna-se a levar ao lume sem parar de mexer e até que ferva de novo.

Retira-se do lume, adiciona-se a manteiga fria e mistura-se bem. Coloca-se película aderente e guarda-se no frigorífico.

Para o creme frangipani:

Numa tigela, com a ajuda de uma espátula trabalha-se a manteiga até ficar em ponto de pomada. Em seguida, acrescenta-se o açúcar em pó e continua-se a trabalhar a mistura. Acrescenta-se a farinha de amêndoas previamente tostada e fria e depois o ovo. Mistura-se bem e acrescenta-se o creme pasteleiro frio. Termina-se com o rum e guarda-se o creme no frigorífico se não se for usar de imediato.

Para as pêras

Descascam-se as pêras deixando-as bonitas porque essa será a sua forma final. Enquanto isso, ferve-se a água com o açúcar, as especiarias e o limão. Com cuidado, colocam-se as pêras descascadas na calda e deixam-se a cozinhar a lume brando. O tempo de cozedura é diferente e determinado pelo tamanho das pêras, pelo que, estarão no ponto quando se puder espetar facilmente o centro de uma pêra com a ponta de uma faca, mas sem que a pêra esteja demasiado mole. Escorrem-se as pêras e colocam-se em papel de cozinha para que absorvam o excesso de líquido.

Montagem:

Com todos os elementos prontos, deita-se o creme de amêndoas na base da tarte e, com uma colher ou espátula abrem-se pequenos espaços onde se vão colocar as pêras. Leva-se ao forno a 180ºC entre 25 a 35 minutos. Deixa-se arrefecer e serve-se.